Órgãos Federais

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

O Campus da Universidade Federal do Pará em Castanhal é um dos 11 campi da UFPA no interior do Estado e foi inaugurado em 14 de abril de 1978. Nessa data, iniciaram-se os trabalhos da UFPA em Castanhal, mas como o Campus não possuía sede própria, as aulas aconteciam em escolas municipais e estaduais.

Somente em 1995 foi inaugurado o primeiro prédio da UFPA em Castanhal, num terreno de 280 mil metros quadrados. Em 2006, foi firmado um convênio entre a UFPA e a antiga Escola Agrotécnica de Castanhal, que possibilitou, anos depois, a implantação do Instituto de Medicina Veterinária.

Hoje, a UFPA em Castanhal possui mais de 16mil metros quadrados de área construída. Entre os espaços, destacam-se: salas de aula, laboratórios, ginásio poliesportivo, piscina, academia, prédio administrativo, áreas de convivência, além do Hospital Veterinário.

Esses espaços atendem a mais de 130 professores, mais de 50 técnicos e mais de 2700 alunos.

A história que a UFPA em Castanhal vem construindo, ao longo de quase 40 anos de existência, tem mudado o contexto socioeconômico do município e de vários outros municípios, que são abrangidos pelas ações da universidade.

Cursos de graduação:

O Campus da UFPA Castanhal possui nove cursos de graduação: Licenciaturas em Letras Português, Letras Espanhol, Matemática, Pedagogia e Educação Física; Bacharelados em Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Medicina Veterinária e Administração.

Programas de Pós-Graduação:
– Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (ambos com mestrado e doutorado); – Programa de Pós-Graduação em Residência Médica Veterinária que se divide em três áreas: Área Profissional de Saúde – Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos; Área Profissional de Saúde – Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Área Profissional de Saúde – Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres.
– Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia: com mestrado

Cursos de pós-graduação (lato sensu):

Em termos de especialização, a Faculdade de Educação Física abriu, em 2015, o curso de especialização em Treinamento Esportivo, com Carga Horária de 360 horas e aulas realizadas nos finais de semana. Ainda em Castanhal, existe o Curso de Especialização em Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia, vinculado à Faculdade de Pedagogia.

Compartilhar

Endereço

Como Chegar

Contato
Av. Maximino Porpino, Nº 1.345 - Centro.
Castanhal-PA,CEP: 68743-000