TRE Pará orienta sobre mudanças no endereço de seções eleitorais


O eleitor deve fazer uma consulta prévia no site oficial do TRE Pará para confirmar o local da sua seção eleitoral nas Eleições Municipais 2020. Houve o processo de agregação e de mudança temporária do endereço em algumas zonas eleitorais.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito, explica que uma seção eleitoral é o local em que o eleitor tem como referência de voto, e pode funcionar em uma urna eletrônica junto com outra seção. “É o que chamamos de agregação”.

As mudanças visam o cumprimento das medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus Covid-19, além de garantir ambientes com estrutura física adequada para receber os eleitores e a economicidade de urnas e do número de mesários.

“Em alguns casos, uma seção pode ocorrer que tenha menos de 50 eleitores aptos a votar e aí, por conveniência do juiz eleitoral, para garantir o melhor atendimento, ele agrega, fazendo com que duas seções funcionem em uma urna eletrônica”.

SEÇÕES ISOLADAS

Também existem seções isoladas, com menos de 50 eleitores, que podem ser agregadas em locais diferentes e colégios eleitorais que precisem ter transferidas todas as suas seções para outros locais.

Essa nova alocação provisória, explica Felipe Brito, ocorre “quando o local de votação não resguarda as condições efetivas para funcionamento, como, por exemplo, quando algumas escolas apresentam problemas de infraestrutura, falta energia elétrica. É o caso de locais que encontram-se em reforma”.

 

No Pará existem atualmente 17.716 seções eleitorais, sendo 40 seções eleitorais indígenas, 1.488 seções ribeirinhas e 3.603 seções rurais. Os locais de votação e possíveis alterações pode ser consultados por meio dos dados pessoais do eleitor, nos sites do TSE e TRE Pará, assim como pelo Disque-Eleitor e o aplicativo “E-Título”.

(Informações do site do TRE)

 

Onde consultar seu local de votação:

Site do TSE:www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Site do TRE Pará:www.tre-pa.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao

Disque-Eleitor: (91) 3346-8100, das 8h às 19h (até dia 13/11/2020) e das 7h às 17h (dias 14 e 15/11/2020).

Aplicativo “E-Título”: Gratuito e aceito em aparelhos celulares de sistema Android e IOS. Basta acessar a opção “Onde Votar”.

Um comentário em “TRE Pará orienta sobre mudanças no endereço de seções eleitorais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *