Ouvidoria Geral de Castanhal divulga balanço de 2023


A Ouvidoria Geral de Castanhal apresentou o relatório do ano de 2023, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro. Os números apresentados têm origem no banco de dados do sistema FALA.BR do Governo Federal, hospedado na Controladoria Geral da União, que foi disponibilizado de forma gratuita à Prefeitura de Castanhal.

As informações são apresentadas levando em consideração a estrutura geral da Prefeitura Municipal de Castanhal que compreende Secretarias, Departamentos, Subprefeituras e outras Unidades.

Em 2023 foram registradas 135 manifestações de Ouvidoria, sendo 34 reclamações, 33 solicitações e 14 Comunicações. O restante está dividido em denúncias, elogios e sugestões.. . O índice de resolutividade ficou em aproximadamente 70%.

Secretaria com mais Manifestações: Secretaria de Obras
Secretaria com mais Elogios: Gabinete do Prefeito
Secretaria com mais Solicitações: Secretaria de Obras
Secretaria com mais Reclamações: Sub Apeú e Secretaria de Finanças

Secretaria que mais realizou atendimentos e/ou respostas das manifestações a tempo: Semed
Secretaria que menos realizou atendimento e/ou respostas das manifestações a tempo: Semutran e Semob.

“Neste sentido, e por entender que cada vez mais, se faz necessário ouvir as pessoas, suas demandas, alertas, sugestões, elogios, a Ouvidoria em
parceria com a Secretaria de Administração, buscará neste ano de 2024, fomentar ainda mais a ampla divulgação da Ouvidoria, a fim de facilitar a
comunicação do cidadão com a gestão, para que as pessoas se manifestem e aumentem consequentemente, as informações sobre os pontos positivos,
negativos e onde pode ser melhorado os serviços oferecidos pela Prefeitura de Castanhal”.

 

SOBRE A OUVIDORIA GERAL

A Ouvidoria Geral do Município foi criada pela Lei Municipal 007/2020, de 15 de junho de 2020. O objetivo é ter um canal de comunicação imparcial entre o cidadão e a administração pública, para representar os munícipes junto aos órgãos da Prefeitura quando os serviços prestados forem realizados de forma irregular, defeituosa, de má qualidade ou ainda com inobservância dos prazos, bem como quando ocorrer mau atendimento pelo agente público.

Por meio das manifestações, a administração pública pode analisar e entender quais as ações necessárias para o bem comum da população.

Por exemplo: com as reclamações e sugestões é possível entender algumas das principais demandas e problemas sofridos pelos cidadãos; além disso, os
elogios também são muito importantes, pois ajudam a entender quais ações estão sendo bem recebidas pela comunidade.

Os usuários acionam a Ouvidoria, seja pessoalmente, por email, manifestando-se por meio de reclamação, crítica, denúncia, sugestão ou elogios à administração.

A partir de então, a Ouvidoria passa a funcionar como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração, representando o usuário junto aos responsáveis pelo atendimento daquela demanda.

Com a ajuda dos cidadãos para sinalizar irregularidades e denunciar os serviços mal prestados, a Prefeitura tem a capacidade de analisar quais ações
de fiscalização são necessárias para corrigir os problemas citados pela população, melhorando assim o controle interno e externo. É uma forma útil de
alocar os investimentos no local correto e assim economizar verba para as questões primordiais.

A Ouvidora assume o papel de ouvir, mediar e estabelecer o diálogo entre o cidadão e a Administração Municipal.

Canais de Atendimento
PLATAFORMA FALA.BR

A Plataforma Fala.br adotada pela Prefeitura Municipal de Castanhal oferece total transparência e eficiência no atendimento ao cidadão, sendo possível registrar solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

E está em harmonia com as exigências do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM.

PRESENCIAL E E-MAIL
O cidadão pode realizar suas manifestações, presencialmente no Palácio Maximino Porpino (Prédio da Prefeitura) Av. Barão do Rio Branco, 2232. Centro
– Castanhal – Pará – CEP: 68743-050. Horário: das 8:00 às 14:00, de segunda a sexta.
E-mail: ouvidoria@castanhal.pa.gov.br