Votação sobre Projeto da Zona Azul é adiada para 2024
Após a solicitação de algumas entidades, como a Associação Empresarial de Castanhal (ACIC) e Sindicato dos Comerciários de Castanhal, a Câmara Municipal – através de seu presidente Sérgio Leal, decidiu adiar a votação sobre o Projeto de Lei 007/22 – do Executivo Municipal que trata sobre a implantação da Zona Azul na Cidade Modelo.
A decisão foi tomada após reunião, na CMC, envolvendo vereadores, Procuradoria Geral do município, Semutran e representantes de entidades de classe, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Reunião na Câmara dos vereadores, nesta quarta-feira (6)
Além do adiamento ficou acertado que será formada uma comissão com a participação de representantes do governo municipal, Câmara de Vereadores, ACIC, Sindicato do Comércio e diversas outras entidades de classe com o objetivo de construir um projeto de Zona Azul que realmente organize o trânsito do centro de Castanhal e seja benéfico para todos.
Todos os ajuste ao Projeto original serão feitos de forma conjunta, ouvindo a sociedade.
De acordo com Sérgio Leal, a prerrogativa dos vereadores – que tem sido respeitada, é não colocar projetos polêmicos em perspectiva sem antes esgotar todas as discussões necessárias, e com o projeto Zona Azul também será a mesma coisa.
Os vereadores demonstraram que existe a flexibilidade necessária, e que não há pressa para aprovar o projeto.
Em sua fala, o presidente da ACIC, Renato Roldem, destacou que a entidade não é contrária ao projeto do Executivo, mas que precisam ser esclarecidos muitos pontos, bem como serem realizados estudos de viabilidade. “Pedimos que esse projeto seja uma construção conjunta”, destacou Renato. “Precisamos de clareza em todas as fases, bem como envolver o maior número de entidades representativas”.
Pabeto Sales, presidente do Sindicato do Comércio, solicitou o acesso aos estudos prévios por parte da Prefeitura.
“Não queremos atrapalhar a gestão, queremos somar para resolver nossos gargalos”.
Pela ACIC estiveram presentes Renato Roldem (presidente), Kleiton Sampaio (Conselho Siperior), Berna Lameira (diretora de Comunicação) e dr. André Nascimento (assessor jurídico).
Pelo Sindicato do Comércio, Pabeto Sales.