Conheça a rota do açaí certificado em Castanhal
Os consumidores de açaí em polpa de Castanhal já podem comprar açaí certificado com o selo de qualificação no processamento, concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
Castanhal é o segundo município paraense a fiscalizar a produção de açaí. O primeiro foi Belém, através da campanha Açaí Legal.
Durante o período da safra do açaí surgem cerca de 300 locais de venda de açaí por toda a cidade, de acordo com a Prefeitura Municipal. Esse número cai pela metade no período de entressafra.
O branqueamento é a técnica exigida pela Vigilância Sanitária como forma de garantir a limpeza do fruto do açaí. A técnica evita qualquer contágio pela Doença de Chagas.
“A Vigilância Sanitária fiscaliza os pontos de Castanhal e exige que todos se submetam às normas para produzir um produto de qualidade e livre de contaminação pelo inseto barbeiro, vetor, através das fezes, se contaminadas com o parasita que transmite a doença”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária, Paulo Bastos.
Batedores de açaí que receberam os selos de qualidade concedidos pela Vigilância Sanitária
Dez batedores de açaí de Castanhal foram certificados com o selo de qualificação no processamento. Os estabelecimentos ficam nos bairros: Betânia, Pirapora, Centro, Nova Olinda, Caiçara e Jaderlândia. Conheça, um a um:
Bairro Centro
Bairro: Betânia
Bairro: Jaderlândia
Bairro: Caiçara
Bairro: Pirapora
Bairro: Saudade I
Bairro: Nova Olinda
ENTENDA O PROCESSO
O processo de certificação começou em março deste ano, com reuniões de coordenação, elaboração dos instrumentos certificadores, capacitação dos manipuladores, ações educativas e inspeção dos pontos de vendas de açaí.
A equipe da Vigilância visitou cerca de 75 estabelecimentos, onde fez a inspeção em relação ao branqueamento e repassou todas as orientações aos responsáveis.
Os batedores de açaí que tiverem interesse em receber a ação de educação/fiscalização da Vigilância Sanitária para posterior recebimento do Selo de Certificação podem entrar em contato pelo telefone (91) 3721-5058.