Codec e Castanhal firmam Protocolo de Intenções para desenvolvimento econômico
Em mais um importante passo para a melhoria do ambiente de negócios da Região de Integração do Guamá, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Lutfala Bitar, e o prefeito de Castanhal, Paulo Titan, assinaram um protocolo de intenções, na terça-feira (20), na sede da Companhia, formalizando a parceria entre o Estado e município em prol de mais desenvolvimento econômico para a região, composta por 18 cidades.
Referidas ações serão executadas em sintonia e alinhamento com o processo de implantação do Condomínio Industrial de Castanhal, o primeiro do Norte e Nordeste do país, inicialmente prevendo 113 lotes, que se encontra em processo de licitação para a contratação de empresa para as obras estruturantes.
O espaço será bem mais que um Distrito Industrial por ter o conceito de condomínio com câmeras, saneamento, e a infraestrutura necessária.
O protocolo prevê assessoria técnica e especializada pela CODEC ao município castanhalense, com objetivo de realizar levantamentos e estudos sócio e macroeconômicos, cadeias produtivas, condições de infraestrutura e logística, elaboração do guia do investidor, capacitação do corpo gestor municipal na atração de investimentos e negócios, tudo para potencializar o desenvolvimento econômico local.
“Eu acho que a assinatura desse protocolo é muito importante para conseguirmos implantar definitivamente o nosso condomínio industrial de Castanhal que vai gerar mais de 10 empregos, que não vai servir só para Castanhal mas para toda a região norte do Pará. Fico muito feliz de estar aqui hoje representando o município, o executivo para que junto com o nosso presidente, Lutfala Bitar, a gente possa fazer com que esse trabalho seja concretizado o mais breve possível, Castanhal clama por esse condomínio para que a gente possa avançar cada vez mais no desenvolvimento econômico da nossa região”, disse o prefeito de Castanhal.
No encontro também estiveram presentes dirigentes do Conselho Superior e Diretoria Executiva da Associação Comercial de Castanhal (ACIC), além do CONJOVE, em que o presidente da ACIC, Paulo Rondem, elogiou o projeto e enfatizou que o condomínio trará muitos benefícios aos investidores: “a gente acha muito importante essa parceria da ACIC com a prefeitura e o Governo, porque uma cidade é construída por instituições que andam juntas, e juntando forças chegamos mais longe e pensando nisso parabenizamos o trabalho da CODEC, prefeitura e vamos apoiar no que for preciso para a efetivação desse projeto que é um sonho nosso desde 2005, e estamos muito felizes que agora sairá do papel. Esse projeto será um grande marco para a região e Castanhal deixará de ser um polo comercial para iniciar uma fase de polo industrial”, explicou o presidente da ACIC.
Além do Condomínio estadual, o município também contará com apoio da Companhia para a implantação do Parque Municipal da Pequena Indústria de Castanhal, em área vizinha ao Condomínio Industrial. O apoio envolve o estímulo à atração de novos investimentos, como forma de trazer benefícios à economia, por meio da agregação de valor de cadeias produtivas locais e, em especial, da oferta de emprego, geração de renda e fomento ao desenvolvimento industrial.
O protocolo firmado, também ressalta o apoio da CODEC para a indução ao desenvolvimento local, através de compromisso entre os partícipes para a futura negociação e assinatura de convênios, acordos, contratos e outros termos de ajuste e visando a integração de ações e a melhoria da capacitação do município no planejamento e estabelecimento de ações, políticas e programas de captação de investimentos e de promoção do desenvolvimento econômico local.
O presidente da Companhia ressaltou o apoio da CODEC aos municípios do Estado: “A CODEC, além de administrar os Distritos Industriais, também desenvolve um trabalho de preparação de ambiente de negócios para a atração de investimentos em todos os municípios e com Castanhal não é diferente, até porque a implantação de empreendimento é uma das prioridades do governo que ampliar ainda mais o desenvolvimento industrial do Pará”, explicou o Lutfala Bitar.
Apoio da CODEC aos municípios – O plano de trabalho definido no protocolo, prevê: seminário de desenvolvimento local, oficina de melhores práticas em atração de investimentos, manual de políticas públicas, diagnóstico socioeconômico do município, Implantação do guia do investidor, levantamento, estudo e avaliação de viabilidade técnica e socioeconômica de áreas de propriedade do município para implantação de outras áreas econômicas incentivadas.
(Texto: Assessoria Codec)