Cidade Modelo tem Inventário de Oferta Turística atualizado
Castanhal conta agora com seu Inventário Turístico atualizado, resultado de um trabalho de parceria do Sebrae Pará com a Prefeitura Municipal de Castanhal, por meio do Programa Cidade Empreendedora. A apresentação do documento foi realizada no dia 25 de fevereiro, em cerimônia na Associação Comercial e Industrial de Castanhal (Acic), parceira do projeto.
Bastante prestigiado, o evento contou com a presença de autoridades, agentes do turismo municipal, empresários e entusiastas do Turismo em Castanhal. Entre eles o presidente do Conselho Fiscal do Sebrae, Valmir Batista; secretário municipal de Cultura e Turismo, Ery Holanda; o presidente da Acic, Paulo Moura; secretária municipal de indústria e comércio, Ester Pulqueira; e a sub-prefeita do Apeú, Elane Marlen; o secretário de Cultura e Turismo de Vigia, Nélio Palheta.
Muitos testemunharam o momento importante para o Turismo de Castanhal
O GUIA DE CASTANHAL se fez presente com a editora Berna Lameira.
“É com muita alegria que participamos desse momento histórico. Há quase cinco anos o nosso dia a dia é divulgar o que temos de melhor, ver um documento tão importante como o Inventário ser atualizado e ver a forma como o nosso Turismo está sendo encarado nos alegra o coração. Estamos aqui para levantar a bandeira do turismo castanhalense. Parabéns ao Sebrae e Secult que em tempo recorde nos brindam com esse trabalho”, destacou a jornalista.
A editora do GUIA DE CASTANHAL, Berna Lameira, prestigiou o lançamento
A gerente do Sebrae na região Guamá, Gisele Freitas, explicou o passo a passo de todo trabalho realizado até aqui, lembrando que o ponta-pé inicial foi em outubro de 2021.
“Uma noite memorável”, resumiu Gisele. “Nós do Sebrae agradecemos a parceria com a Prefeitura Municipal por meio do Programa Cidade Empreendedora, à Secretaria Municipal de Turismo por toda o suporte na realização dos trabalhos, bem como o apoio da Associação Comercial e Industrial e Conselho de Turismo de Castanhal”.
Gisele Freitas, acompanhada por representantes da Agência Guamá do Sebrae
É importante destacar que o Inventário não era atualizado há mais de 20 anos.
Em sua fala, o secretário municipal de Cultura, Ery Holanda destacou a importância que o Turismo tem nas ações da gestão municipal, entendendo este como fator primordial para o crescimento da Cidade Modelo. O secretário pontuou o esforço de todos da equipe da Secult e agradeceu o empenho de todos, com destaque ao parceiro Sebrae Pará, que fez acontecer.
Ery Holanda com a equipe que faz a Secult Castanhal
Durante a cerimônia foram entregues os Certificados de participação da Oficina de Estruturação dos Roteiros Turísticos promovida pelo Sebrae no dia 2 de fevereiro, com a consultora Odete Freitas. Gisele Freitas lembrou que o processo de roteirização está em andamento e que para Castanhal está sendo trabalho o contexto regional, ou seja,
Os membros do Conselho Municipal de Turismo também foram empossados, tendo como presidente Paulo Moura, atual presidente da Acic.
Participantes da Oficina de Roteirização recebem seus Certificados
Membros do Conselho Municipal de Turismo
SOBRE O INVENTÁRIO
O Inventário da Oferta Turística consiste no “levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao desenvolvimento do turismo de forma sustentável”.
Seu levantamento na Cidade Modelo seguiu as orientações de pesquisa e formatação de dados do Ministério do Turismo.
Agora, o município de Castanhal tem novamente seus bens, serviços, patrimônios e atrativos inventariados para que comprove que a atividade turística possa ser viabilizada e divulgada, tanto aos munícipes quanto ao próprio poder público.
Camila Alice fez a apresentação detalhada do trabalho
“Em síntese, é um diagnóstico real do potencial turístico, seus atrativos e características, e também das suas deficiências, pontos críticos e gargalos, permitindo a gestão pública municipal intervir nos aspectos chaves e assim promover os ajustes necessários”, descreveu a consultora técnica, Camila Alice Gomes.
O Inventário de Castanhal possui 136 páginas dividido em três capítulos. Está disponível na versão online, podendo ser acessado no link disponível na página principal da Prefeitura de Castanhal.
Foram entregues algumas cópias impressas, simbólicas, que ficarão disponíveis na Acic, Sub-Prefeitura do Apeú, Secult e Sebrae Castanhal.
Versões impressas foram entregues de forma simbólica
(Texto: Berna Lameira. Fotos: