Castanhal sedia o 1º Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva
De 10 a 12 de dezembro acontece o 1º Congresso Nacional de Educação Especial Inclusiva (Cneei), com atividades nas cidades de Castanhal (PA), Redenção (CE) e no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora.
O congresso acontece após a aprovação em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de proposta do Núcleo de Apoio à Inclusão (Nai) da UFJF, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Dessa forma, o evento também terá atividades nos campi da UFPA em Castanhal, e da Unilab, em Redenção.
A programação conta com minicursos, oficinas e espaços de discussão sobre a inclusão na educação básica. O público-alvo é formado por professores formadores, integrantes de movimentos sociais, estudantes de licenciatura, além de familiares de pessoas com deficiência.
“Tem familiares que já fazem parte de movimentos sociais. E tem pessoas engajadas nesses movimentos, que já vêm se inscrevendo também. Com certeza vão contribuir muito com as discussões e aprender também”, avalia a coordenadora do Nai, Aline Takahira.
O evento se insere dentro de uma agenda da UFJF com um olhar direcionado para a importância da Educação Inclusiva. Recentemente, a Universidade abriu a Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, voltada a profissionais já licenciados.