Castanhal entra na rota do Amazônia Samba, com Arthur Espíndola


Castanhal foi escolhida como ponto de partida para a 3ª edição do Amazônia Samba, série documental produzida pela TV Cultura e Oriente Produções, com transmissão pela TV Brasil.

O projeto conta com patrocínio da Equatorial Energia e Instituto Cultural Vale.

A equipe de dez pessoas está desde a terça-feira (26) e finaliza os trabalhos na Cidade Modelo neste sábado (30 de abril); de onde segue para o município de Curuçá.

Equipe de produção do Amazônia Samba

O objetivo do Amazônia Samba, apresentado pelo cantor paraense Arthur Espíndola, é promover a cena artística do samba no Pará, revelar os novos talentos do gênero no interior do Estado, descobrir obras inéditas de compositores anônimos e apresentar as canções na voz de personalidades da música.

Todos os episódios podem ser conferidos no canal do YouTube Amazônia Samba. Clique aqui!

Amazônia Samba destacando os artistas de Castanhal

Em Castanhal a equipe esteve com Évila Moreira, Nazareno Moreira, Aracely Miranda, Ery Holanda, Luizinho Miranda e músicos da banda Municipal 28 de Janeiro.

Passaram por pontos históricos como a Casa Martins, no Apeú; a praça do Cristo, a praça do Estrela, entre outros.

“O objetivo do Amazônia Samba é revelar os compositores de samba, mostrar que embora o samba seja uma coisa nacional e muito ligado principalmente ao Rio de Janeiro, São Paulo, no Pará tem muito sambista bom”, destaca a apresentação do Programa.

16 EPISÓDIOS

Da Cidade Modelo a equipe visitará mais 15 municípios da região, começando por Curuçá. Em cada cidade compositores locais têm seu destaque.

Arthur conhece o trabalho desses compositores locais, grava um bate-papo, e uma entrevista.

A ideia é interiorizar para universalizar. “Vamos revelar talvez compositores que só eram conhecidos nas suas cidades, e as vezes até na sua cidade ainda falta ter maior reconhecimento”.

Arthur conversa com Luizinho Miranda, no Solar Martins

O Amazônia Samba tem viajado por diversos municípios, comunidades e quilombos do mais profundo interior da Amazônia Paraense em busca de sambas inéditos de compositores anônimos, que nunca tiveram oportunidade de gravar ou registrar suas obras e que, provavelmente se perderiam no tempo.

O programa pesquisa e apresenta, através de entrevistas musicais os compositores de samba da região amazônica, que contam as suas histórias de vida, a relação deles com o samba e com as suas comunidades. Tudo isso com o pano de fundo visual da localidade onde vivem.

A expectativa é que a 3ª série com os episódios de Castanhal e região comece a ser transmitida no final do ano.

Arthur deixou seu recado a Castanhal e aos castanhalenses. Assista ao vídeo!

(Com informações da Agência Brasil)