Castanhal ganha 1ª Câmara Setorial de MEI do Brasil
Foi realizada na noite desta quarta-feira (15) a instalação da Câmara Setorial do MEI, vinculada à Associação Empresarial de Castanhal (ACIC). O feito, inédito no país, teve a parceria com o SEBRAE-PA, através da Agência Guamá, que prestou toda a consultoria necessária.
O lançamento aconteceu no auditório da ACIC e foi bastante prestigiado por microempreendedores e por autoridades, como o vice-prefeito Ênio Monteiro; e o secretário Municipal de Industria, Comércio e Serviços, Kleiton Sampaio.
O Sebrae Pará esteve representado por Mauro Barbalho, assessor da Diretoria do Sebrae Pará.
Presidente da ACIC, Renato Roldem: “momento histórico”
“É um momento histórico para Castanhal, quando abraçamos ainda mais a causa MEI em nossa Associação”, disse Renato Roldem, presidente da ACIC.
“As demandas dos MEIS já fazem parte da nossa pauta, mas agora estarão de forma mais frequente, e com a participação de representação dentro da Associação, através da Câmara”.
Auditório da ACIC, nesta quarta-feira (15)
“Noite memorável e histórica, ocorrida na ACIC, no Lançamento da Câmara Setorial do MEI. A primeira praticamente no Brasil. Um trabalho estruturante, de quatro meses, por meio de consultoria do Sebrae Pará”, explicou Gisele Freitas, gerente Sebrae na Região Guamá.
“Parabenizo o presidente Renato Roldem pela visão empreendedora em parceirizar projetos como esse. Agradecer o apoio do Secretário Kleiton Sampaio, bem como do Analista do Sebrae, Mario Pacheco, por todo engajamento; e também do consultor Antônio Batista e Eduardo”.
Mauro Barbalho representou o Sebrae Pará
Representantes da ACIC, Sebrae e membros do Colegiado da Câmara MEI
ENTENDA
A atuação por “Câmara” é uma estratégia para operacionalizar as atividades das Associações de forma mais especializada e direcionadas às demandas (necessidades) dos associados. Ou seja, é uma estrutura potencializada pela própria estrutura da Associação, sendo flexível e dinâmica ao longo do tempo.
O principal objetivo da Câmara Setorial do MEI é identificar desafios, bem como discutir e propor soluções para problemas específicos do grupo, seja setorial ou temático.
Consultoria do SEBRAE foi fundamental para avanço do projeto
COMO FUNCIONARÁ?
Vinculada à ACIC, será formada por um Colegiado, Comitê de Operações e Comitê de Marketing.
As integrantes são: Edrícia Albuquerque, Dandara Ferreira, Dilva Monteiro, Maria Antônia, Daniella Cardoso, Cláudia Fatiane, Erikiane Saraiva e Antônia.
Instalação da Câmara do MEI foi bastante prestigiada
CONHECIMENTO, NETWORKING E REPRESENTATIVIDADE
- Uma Câmara promove eventos (palestra, seminários, outras) de forma direcionada aos interesses de seus membros;
- Uma câmara aproxima e fortalecer networking de pessoas (empresários/as) com necessidades e desafios similares
- As Câmaras aumentam a representatividade dos participantes, pois o coletivo é maior que a soma das forças individuais.