Saiba como proceder no caso de ter sintomas gripais:


A Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um novo modelo de atendimento aos casos de pacientes com sintomas gripais, considerando o aumento considerável da demanda de casos; que tem sobrecarregado principalmente o Hospital Municipal.

O serviço de atendimento de síndrome gripal, desde a simples coriza, dor de cabeça, tosse e febre súbita, durante a semana, quando os postos/unidades básicas de saúde estão em pleno atendimento, todo paciente com síndrome gripal será tratado pelo sistema municipal de saúde, nas unidades básica de saúde.

A equipe dos postos, multidisciplinar, estará avaliando os casos. Os considerados leves continuarão sendo acompanhados pelas unidades básicas, através dos agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros.

Casos considerados moderados a graves serão encaminhados para os centros de referência: população do Jaderlândia e entorno serão encaminhados para o  Thelrras 24. Casos moderados que necessitarem de testagem – e não estiverem no entorno do Jaderlândia, serão direcionados ao Hospital Municipal de Castanhal; e os casos graves também serão encaminhados ao HMC.

VIRADA DO ANO –

De sexta-feira (31/12) até o dia 02 de janeiro de 2022, quando os postos não estarão abertos, os pacientes com sintomas gripais podem se encaminhar a uma das quatros opções: Hospital Municipal,  Thelrras 24, no Jaderlândia, UPA e Ambulatório Municipal 24 horas.