Professora do Tracaioli vence Etapa Estadual de Prêmio do MEC
A iniciativa de usar a flora escolar como base de iniciação científica para estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Salvador Tracaioli, no bairro do Estrela em Castanhal, rendeu à professora Maria Josiane da Silva o primeiro lugar no Estado do Prêmio Professores do Brasil.
Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Prêmio tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas de todo país, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Em entrevista ao GUIA DE CASTANHAL, a professora explicou que a ideia principal foi aproximar a Ciência do cotidiano dos alunos, fazendo com que o próprio universo da escola fosse aproveitado por eles.
O projeto foi implementado em 2016, durante seis meses. Quarenta alunos conseguiram identificar 32 espécies de plantas, distribuídas em 18 famílias e 26 gêneros.
A professora usou o ambiente escolar para praticar Ciências
De acordo com Maria Joseane, os estudantes mudaram de comportamento e passaram a se interessar muito mais pelas aulas de Biologia, deixaram de olhar com descrença ou desinteresse para as teorias científicas abordadas em sala de aula, passando a ter um comportamento mais ativo e crítico, resultando em melhores notas nas avaliações.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A professora destaca, ainda, que a iniciação científica nas escolas de ensino básico traz benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Estudos indicam que estudantes inseridos neste universo sofrem mudanças positivas no comportamento.
Joseane trabalha há 7 anos como docente da rede estadual de ensino e diz que tem muita motivação e inspiração para trabalhar, procurando desenvolver aulas com metodologias diferentes que resultem em uma aprendizagem significativa para o estudante.
O objetivo da professora é fazer com que os alunos se interessem pelo tema
“É muito triste quando os alunos não estão aprendendo ou não se mostram interessados em aprender, assim tento criar novas formas de ensinar e criar metodologias que façam com que os estudantes queiram participar das aulas com mais felicidade”, destacou a professora.