Professora Arlinda Marques. Conheça a autora do Hino de Castanhal


Professora aposentada, com mais de 27 anos de atuação na rede de ensino estadual e municipal, escritora de contos e poesias e ocupante da Cadeira 13 na Academia Castanhalense de Letras (ACL), Arlinda Ferreira de Oliveira Marques é a autora do Hino de Castanhal.

Filha de pais nordestinos, Arlinda Marques nasceu em 1937 e chegou com oito anos na Cidade Modelo onde fez sua carreira profissional e constituiu família, tendo cinco filhos, 17 netos e três bisnetos.

Chegou a morar em Belém, mas retornou a Castanhal onde mora até hoje.

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Arlinda Marques sempre gostou de escrever. Em 1974, na gestão do prefeito José Espinheiro, Castanhal já era intitulada Cidade Modelo mas ainda não tinha seu hino oficial. Na época foi feito um concurso para a escolha de um dos principais símbolos do município.

Arlinda Marques escreveu o Hino de Castanhal a partir de sua história de vida

“Recebi o convite para escrever o Hino e comecei a compor a partir da minha vivência. Ao mesmo tempo que escrevia, fazia a melodia. A inspiração veio da minha própria vida”, descreve Arlinda.  A letra e melodia sugeridas pela professora foram aprovadas com louvor. E em 06 de fevereiro do ano seguinte Castanhal tinha, enfim, seu Hino Oficial.

“Muita honra e satisfação ver que um trabalho feito com carinho e amor por Castanhal havia sido aceito”, descreve a professora. “Emoção tamanha foi ouvir o Hino, pela primeira vez, sendo executado pela Banda Municipal”.

Arlinda Marques lançou o  livro “Vida e Missão do Apóstolo do Salgado”, em 2011, no qual escreve a história do Monsenhor Edmundo Armando, que morreu em 1996. Atualmente trabalha em sua autobiografia.

#guia #castanhal #hino #guiadecastanhal #historia #arlinda #marques