Primeiro lugar geral da Uepa é de Castanhal


O primeiro lugar geral da Universidade do Estado do Pará (Uepa) é de Castanhal. O estudante Fábio Leite, de 18 anos, conseguiu a tão sonhada vaga no curso de Medicina em Belém, após dois anos de tentativas.

O calouro fez 910,87 pontos, ficando a frente de 86 mil candidatos, que se inscreveram para disputar uma das vagas da Uepa. Para os não-cotista (caso de Fábio), o curso de graduação em Medicina (Belém) era o segundo mais concorrido com 62,36 candidatos disputando uma vaga.

Fábio já aguardava por um bom resultado, mas não ser aprovado em primeiro lugar.  Ele decidiu por Medicina no terceiro ano do Ensino Médio. “Sempre tive aptidão e interesse pelos estudos, mas a decisão só chegou no último ano, a partir de meus gostos por Ciências da Natureza”, conta o calouro.

“Estudava muito intensamente de acordo com as 24 horas do dia. Subtraia apenas do horário de estudo o tempo para comer e descansar um pouco. Minha mãe até mandava eu parar um pouco, já que chegava muitas vezes a exagerar”.

O castanhalense também foi aprovado em 3º lugar geral no curso de Medicina, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O estudante dá um conselho para quem está tentando uma vaga na Universidade. “Recomendo aos que estão buscando ingressar em uma universidade, por meio do vestibular, muita perseverança e dedicação, para que não se desista logo após uma primeira derrota. Passar no vestibular, principalmente no curso de Medicina, não é tarefa fácil, exige muito esforço, determinação, porém não é impossível”.