Nonato Soares: três décadas de comunicação em Castanhal


Há trinta anos Nonato Soares começava a marcar seu nome na história da Comunicação em Castanhal. E mantém um recorde de longevidade com um programa de rádio, mantido desde 1999.

A história de Nonato Soares na rádio começou 15 anos, quando fez suas primeiras transmissões passos na Rádio Educadora, de Bragança (PA). Depois teve uma passagem em rádios de São Luiz (MA) e da capital paraense (de 1991 a 1999), quando enfim encontrou – e conquistou – seu espaço na Cidade Modelo e arredores.

Nonato Soares é unanimidade quando se fala em referência de comunicação. Há seis anos consecutivos é apontado como o melhor radialista e melhor programa de rádio, pelo Instituto Paraense de Opinião Pública (Ipop).

O profissional destaca que os pilares em sua carreira são: “Deus, Família e a Profissão”, e a esse conjunto atribui seu sucesso. “Já tive altos e baixos como todo profissional. Sempre fui bem reconhecido pelos meus ouvintes e parceiros e isso me deixa orgulhoso, mas sempre tive meu foco nesses pilares que digo terem sido fundamentais para que eu chegasse até aqui”.

PROGRAMA DO NONATO SOARES

Atualmente Nonato Soares vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, com o “Programa com Nonato Soares”, pela Rádio Atlântico 105,1 FM. A produção é 100% independente e Nonato conta com uma equipe de oito pessoas.

“É um espaço que coloco as minhas raízes, com 90% do noticiário voltado a Castanhal e região”, destaca o locutor. Em pauta, serviço e muita utilidade pública; e muito conteúdo relacionado à saúde, segurança e educação.

DESAFIOS, CAPACITAÇÃO E RECONHECIMENTO

Nonato Soares é memória vida da rádio paraense, pois carrega muitas vivências e testemunhos da produção jornalística no veículo tão querido e tamanha audiência.

Sua história é marcada por superação e reinvenções, constantemente revisando seu trabalho para apresentar algo melhor aos seus ouvintes. Começou na área esportiva, foi diretor de rádio, teve um programa de auditório – através do qual revelou muitos artistas locais,  e sempre manteve uma boa audiência com enfoque nos temas locais.

Em 2010 foi tema de uma pesquisa acadêmica relacionada à rádio, dado aos números expressivos de audiência. Chegou a ser batizado de “Midas do Rádio Interiorano”.

Sucesso em audiência e sucesso em parceria s comerciais Nonato Soares se qualificou ainda mais: se formou e especializando em Marketing. Acompanhando as evoluções tecnológicas, está em fase de experimentação com suas rádio e TV Web, com expectativa para lançamento em agosto de 2019.

(Texto: Berna Lameira)