Momento de organizar a contabilidade


Janeiro: mês ideal para rever o balanço do ano que passou e, também, planejar 2018, principalmente, na área contábil. A regra vale para pessoas físicas e jurídicas. “Para se consolidar e fazer qualquer ação, pessoas e empresas precisam saber a sua real situação financeira”, destaca a contadora Marinalda Santos, do escritório Mary Contabilidade. “O planejamento é a base para qualquer situação de sucesso”.

No caso das empresas é preciso que o controle, principalmente financeiro, esteja em dia. Por lei, todas as pessoas jurídicas são obrigadas a ter um contador. Sem o profissional não se faz um planejamento adequado e não se cumprem as metas. “O sucesso da gestão empresarial está ligado a várias situações, porém os controles financeiros são fundamentais para a manutenção do êxito almejado e na busca dos novos objetivos traçados”, complementa Marinalda.

 Marinalda Santos, ao centro, com toda equipe da Mary Contabilidade

O contador Cleyton Conceição, do escritório Acesso Contábil, acrescenta que é importante, no caso dos empresários, analisar qual o regime tributário a empresa vai utilizar em 2018, “se vai mudar de atividades, se aguarda aumento de faturamento, entre outros pontos”.

Analisar a situação da empresa frente às perspectivas econômicas e sociais também é necessário. “Observar mudanças em leis trabalhistas e cargas tributárias para rever procedimentos internos, bem como contratações”, destaca Cleyton.

Confira no Guia de Castanhal a relação de todos os escritórios de Contabilidade localizados na cidade.

 

DICAS PARA  CONTROLE CONTÁBIL DO NEGÓCIOS:

1) Registros mínimos sobre as operações, como:

2) Reúna informações que possibilitem fazer um planejamento financeiro.

3) Colete dados sobre as vendas por grupos ou departamentos e por loja, com seus valores devidamente deflacionados, como:

4) Reúna o pessoal da empresa e demonstre que para o fechamento do balanço de verificação, mensalmente, deve ser executado cálculo sintático.

5) Exija e analise com o contador os balancetes mensais.

6) Administre suas compras e estoques por departamentos ou grupos.

7) Ordene os levantamentos e inventários por linhas de mercadorias similares e correlatas.

8) Trabalhe com estoque mínimo para diminuir a necessidade de capital de giro.

Fonte: Sebrae

 

QUANDO CONTRATAR UM CONTADOR?

Toda empresa precisa de um suporte contábil, seja contratando contador interno ou terceirizado: o contador interno é indicado para empreendimentos com faturamento anual acima de R$ 50 milhões; já o profissional terceirizado é recomendado para empresas de menor porte.

 Cleyton Conceição, à direita, com a equipe Acesso Contábil

O contador pode ser acionado, também, por pessoas físicas. Neste caso fará serviços como declarar impostos, resolver pendências de contas bancárias e demais outras situações contábeis.  “É importante a contratação de um contador para auxílio aos que possuem atividade rural, doméstica, ou mesmo para o compromisso anual de declarar Imposto de Renda”, enumera Cleyton.

Com o suporte de um contador ou escritório contábil, o cliente não terá problemas com a Receita Federal, demais instituições financeira, e poderá aproveitar todos os rendimentos.