Imortais da ACL: Hugo Luiz de Souza – Cadeira 10
O escritor Hugo Luiz de Souza ocupa a Cadeira 10 da Academia Castanhalense de Letras (ACL), tendo como patrono o Monsenhor Manoel Teixeira. Hugo Luiz é um dos fundadores da ACL.
Desde a adolescência sempre teve vontade de escrever e publicar livros. Em 2007 lançou o romance “Elisa”, estreando como escritor.
Nascido em Porto Velho (RO) Hugo Luiz chegou na Cidade Modelo com apenas um ano de idade. Desde então sempre cultivou uma relação de afeto com Castanhal. Tão forte que há cerca de dez anos a inquietação com o que vinha sendo feito à Cidade, em especial o que considerava “descaso com a história”, lhe deu um novo direcionamento a sua carreira como escritor.
“Vi que as pessoas não tinham um compromisso real com a história de Castanhal. Prédios históricos sendo abandonados ou mesmo destruídos. Isso me revoltou”, lembra Hugo.
Com dois livros já publicados à época, um romance e um de auto ajuda, o escritor se viu tentado a escrever sobre a Cidade Modelo. E sua obra passou a ter como pauta principal: Castanhal! “Achei que, por meio da Literatura, poderia somar e contribuir para o resgate da história da Cidade”, lembra.
Primeiro livro sobre Castanhal foi sucesso
Para o livro “Castanhal e suas raízes – Evolução de uma Cidade”, Hugo bebeu na fonte. “Foi um ano de coleta de material até a publicação do livro. Ouvi mais de 20 pessoas, entrevistados que tinham idade e tempo de vida em Castanhal para contar as suas experiências. E com esses relatos a obra foi lançada”.
O retorno superou as expectativas. “Depois do primeiro livro comecei a ser procurado por outros moradores da cidade, e o segundo livro ‘Castanhal: e suas Raízes – Outras Histórias’ teve que ser publicado. Usei a mesma metodologia do primeiro, mas para a nova obra ouvi mais de 40 famílias”, lembra.
O segundo título sobre Castanhal foi reeditado e lançado em 2017.
Livros de Hugo Souza podem ser encontrados na Biblioteca de Castanhal
Em 2013 Hugo encerrou a trilogia com “Castanhal e suas Raízes – O passado Presente”. E o conjunto da obra fez com que o escritor se transformasse em referência sobre a história de Castanhal. Recebeu o troféu do Ano de Melhor Escritor de Castanhal, em 2013. “Me sinto recompensado pelo reconhecimento. É gratificante ver o resgate que algumas escolas fizeram a partir das minhas obras, por exemplo”.
Hugo atualmente exerce o cargo de presidente da entidade, pelo segundo mandato.
Paixão por escrever vem da infância
Hugo é o primeiro escritor da família e desde criança sempre gostou de escrever. Filho de carpinteiro e de dona de casa viu nas letras, e nos livros, uma forma de extravasar seu amor, e sua preocupação com a Cidade Modelo.
Com formação em Serviço Social, atuou mais de 20 anos na área do Comércio Exterior. Hoje está aposentado das demais atividades laborais, podendo se dedicar aos projetos recentes.
Com dez livros publicados, Hugo Luiz está finalizando dois projetos: um sobre a história da agrovila de Iracema; e outro sobre a biografia de Hiroshi Okajima.
Livros publicados por Hugo Luiz
1º – “Elisa” (Romance)
1ª edição: Editora Nelpa. São Paulo. 2007
2ª edição: Editora Gregory. São Paulo. 2015
2º – “Interior: a força dos sentimentos positivos”. (Autoestima). Gráfica Modelo. Editora Gregory. 2009.
3º – “Castanhal e suas raízes – Evolução de uma Cidade” (História do Brasil). Editora Gregory. 2011.
4ª- “Castanhal e suas Raízes – Outras Histórias” (História do Brasil).
1ª edição: Editora Graffset 2012
2ª edição: Gráfica São José: 2017
5º –“Castanhal e Suas Raízes: O passado presente”. 2019. (Gráfica São José, Castanhal. Sem editora, edição do autor)
6º – “O Tempo, o vento e outros versos”. Editora Gregory. 2019.
7º – “Quase Sonetos” (poesia). (Editora São José). 2019.
8º – “Quinze Dias” (Romance). Editora Folheando. 2021
9º – “Paixões” (Contos, Crônicas e Poemas).Editora: Folheando. 2021
10º – “Biografia de Antônio Figueredo”(Biografia). Editora: Folheando. 2021