Hugo Luiz de Souza: obra marcada pelo amor à Cidade Modelo


A forte relação com a Cidade Modelo, construída desde a sua infância, faz com que o escritor Hugo Luiz de Souza se sinta, de fato, um castanhalense.

Nasceu em Porto Velho (RO) e chegou na Cidade Modelo com apenas um ano. Desde então sempre cultivou uma relação de afeto com Castanhal. Tão forte que há dez anos a inquietação com o que vinha sendo feito à Cidade, em especial o que considerava “descaso com a história”, lhe deu um novo direcionamento a sua carreira como escritor.

“Vi que as pessoas não tinham um compromisso real com a história de Castanhal. Prédios históricos sendo abandonados ou mesmo destruídos. Isso me revoltou”, lembra Hugo.

Com dois livros já publicados à época, um Romance e um de Auto Ajuda, o escritor se viu tentado a escrever sobre a Cidade Modelo. E sua obra passou a ter como pauta principal: Castanhal!

“Achei que, por meio da Literatura, poderia somar e contribuir para o resgate da história da Cidade”, lembra Hugo.

Primeiro livro sobre Castanhal foi sucesso

Para o seu livro “Castanhal e suas raízes – Evolução de uma Cidade”, Hugo bebeu na fonte: “foi um ano de coleta de material até a publicação do livro. Ouvi mais de 20 pessoas, entrevistados que tinham idade e tempo de vida em Castanhal para contar as suas experiências. E com esses relatos a obra foi lançada”.

O retorno superou as expectativas do escritor. “Depois do primeiro livro comecei a ser procurado por outros moradores da cidade, e o segundo livro ‘Castanhal: e suas Raízes – Outras Histórias’ teve que ser publicado. Usei a mesma metodologia do primeiro, mas para a nova obra ouvi mais de 40 famílias”.

O segundo título sobre Castanhal foi reeditado e lançado em 2017.

Livros de Hugo Souza podem ser encontrados na Biblioteca de Castanhal

Em 2013, Hugo encerrou a trilogia com “Castanhal e suas Raízes – O passado presente”.  E o conjunto da obra fez com que o escritor se transformasse em referência sobre a história de Castanhal. Hugo é membro-fundador da Academia Castanhalense de Letras (ACL), há oito anos; e atualmente exerce o cargo de vice-presidente da entidade. Recebeu o troféu do Ano de Melhor Escritor de Castanhal, em 2013.

“Me sinto recompensado pelo reconhecimento. É gratificante ver o resgate que algumas escolas fizeram a partir das minhas obras, por exemplo”.

Paixão por escrever vem da infância

Hugo é o primeiro escritor da família e desde criança sempre gostou de escrever. Filho de carpinteiro e de dona de casa viu nas letras, e nos livros, uma forma de extravasar seu amor, sua preocupação com a Cidade Modelo. Com formação em Assistência Social, atuou mais de 20 anos na área do Comércio Exterior. Hoje trabalha em uma empresa agrícola.

Hugo está com alguns projetos editoriais em andamento. Entre eles um que trará memórias sobre a Cidade; e o lançamento de mais um romance.

Livros publicados por Hugo Luiz


“Elisa” (Romance). 2007
primeira Edição: Editora: Nelpa. São Paulo.
Segunda edição Gregory. São Paulo. 2015


“Interior: a força dos sentimentos positivos” (Auto-ajuda). 2009
Gráfica Modelo
Editora Gregory)


“Castanhal e suas raízes – Evolução de uma Cidade”. 2011.
(Editora Gregory)


“Castanhal e suas Raízes – Outras Histórias”. 2012
(Editora Graffset 2012. II Edição. Gráfica São José: Ano:2017)


“Castanhal e Suas Raízes: O passado presente”

(Gráfica São José, Castanhal. Sem editora, edição do autor)

Os livros podem ser adquiridos na Livraria Sinal Aberto, e nas banca do Zé Maria e da Praça, por valores entre R$ 25,00 a R$ 35,00.