Estudante castanhalense está entre as 28 notas 1000 na redação do Enem 2020


A estudante castanhalense Isabela Pereira Gadelha, de 18 anos, está entre as 28 notas 1.000 na redação do Enem 2020. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio saíram no último dia 29 de março, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Em entrevista ao GUIA DE CASTANHAL, Isabela contou que concluiu o Ensino Médio em 2019 e há cerca de um ano fazia apenas cursinho preparatório.

Sobre a redação do Enem, que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”,  Isabela diz ter gostado bastante. “Um tema muito importante e que todo mundo deveria conhecer pelo menos um pouco. E em 2020, especialmente, saúde mental foi um assunto bastante discutido, o que eu acho que ajudou na hora de fazer a redação”.

Isabela comenta que já havia desenvolvidos textos com a temática. “Saúde mental é sempre um tema que os cursinhos apostam pra Redação e eu já tinha feito uma parecida. Mas como o tema envolvia a palavra estigma, acho que isso foi um diferencial. Focar nos preconceitos e estereótipos que pessoas com transtornos mentais enfrentam.”

A estudante pretende uma vaga no curso de Psicologia.

Surpresa com a nota

Sobre estar entre os estudantes com nota 1.000, a castanhalense se disse bastante surpresa. “No ano anterior já tinha conseguido 920 na redação mas não esperava o 1.000. Eu gostei da minha redação mas não achei que seria o suficiente pra conseguir uma nota tão alta”.

Se você está estudando e pretende fazer o Enem, a Isabela tem uma dica: “Acho que se não tiver muito tempo pra estudar tentar focar nas matérias que mais caem e se dedicar bastante à Matemática e Redação porque são áreas que pontuam muito. Mas sem esquecer de Humanas e Linguagens, porque pelo menos no meu caso, ajudou bastante pra conseguir fazer uma boa Redação”.

A castanhalense relatou que considera o reforço que recebia no cursinho de redação que fazia como fundamental para a conquista da tão sonhada nota 1000.