Professora Marta Jardim é premiada no 39º Baile dos Artistas


A castanhalense Marta Jardim recebeu o prêmio Honra ao Mérito no 39º Baile dos Artistas, a maior premiação da Cultura Paraense.

O evento de entrega dos troféus foi no dia 25 de fevereiro, na Estação das Docas, em Belém-PA. As atividades de Marta Jardim como professora de Dança na Escola das Artes São Lucas, em Castanhal, renderam o reconhecimento.

O Baile dos Artistas acontece anualmente, sempre com objetivo de premiar artistas de diversas áreas do Estado.

Marta exibe o troféu recebido no Baile dos Artistas

Marta Jardim é formada em Licenciatura em Educação Física (UEPA), especialista em Dança e Consciência Corporal (USCS) e mestranda em Arte pela UFPA . Com 27 anos de atuação construiu uma carreira como professora, coreógrafa, dançarina e pesquisadora.

Criada em uma família de professoras; tem como sua maior inspiração a mãe, Maria Hermenegilda Jardim Souza, hoje com 92 anos.

O início da vida artística

Marta contou ao GUIA DE CASTANHAL que desde muito nova já mantinha contato com a Arte, seja por meio de seus pais, com o canto e violão; na igreja com encenações e coreografias; ou na escola, que a ajudou a ampliar o conhecimento técnico e cultural dentro da dança e teatro. Tudo aliado aos seus conhecimentos cognitivos.

Marta Jardim fez da Arte seu ofício

“Amo o movimento! E a Arte sempre esteve presente em minha vida”, reforça Marta. A sua formação contribuiu para que manifestasse uma vontade além de lazer e diversão, mas sim de um ofício na área, o qual buscou adquirir o conhecimento e passá-lo adiante.

“Em minha docência sempre inclui a dança popular, dança-teatro e dança improvisação, partindo do pressuposto da cultura corporal de movimento e dentro da perspectiva de dança educação. Também trabalhei com projetos dentro e fora da escola, onde pude desenvolver a dança como espetáculo, como obra artística”, relata a coreógrafa.

No vídeo abaixo, confira uma das performances de Marta Jardim:

Marta Jardim foi coordenadora e professora do pólo de Dança pela SEDUC em Castanhal por seis anos; quando desenvolveu a dança popular e contemporânea; depois passou a se apresentar, junto com os alunos e alunas, em espetáculos e festivais dentro e fora da Cidade Modelo, como:

  • Mostra de Dança do Estado do Pará
  • Mostra de Dança da Escola de Aplicação da UFPA
  • Festival Regional de Dança em Castanhal
  • Circuito Norte em Dança
  • Festival de Dança de Castanhal

Em 2018 Marta passou a fazer parte do corpo docente da Escola das Artes São Lucas para ministrar aulas no curso Técnico em Dança. Desde então participa da formação de discentes que desejam trilhar este caminho.

Marta ao centro com elenco do espetáculo I Concerto de Artes

Sobre a premiação:

Para participar do Baile dos Artistas é necessário ser convidado pela comissão; composta por curadores para cada categoria.

Além disso, a pessoa premiada deverá ter contribuído significativamente com a arte e cultura da região, como é o caso de Marta Jardim. Através de sua colaboração no ensino da Dança e produção de espetáculos coreográficos dentro e fora da Escola das Artes São Lucas.

“Os anos em que venho fomentando a dança como arte e educação, sendo docente e artista; a docência desenvolvida na formação técnica e profissionalizante, que leva a participação de nossos alunos e alunas do Curso Técnico em Dança e dos cursos de formação inicial e continuada, da Escola das Artes São Lucas, em eventos como Mostra de Dança…”, diz a artista sobre a sua indicação ao prêmio.

“A sensação de que tudo que fiz até aqui valeu a pena”, diz Marta

Prêmio tem significado especial

“A sensação de que tudo que fiz até aqui valeu a pena e que ainda há muito para fazer, não podemos parar”, descreve Marta sobre o que sentiu ao receber o prêmio no evento. Para ela, este momento traz também evidência para a Escola Estadual das Artes São Lucas. Única instituição a fomentar cursos técnicos para artistas no Norte do Brasil, de forma gratuita e de qualidade, nas modalidades de Dança, Artes Visuais, Teatro, Canto, Instrumento Musical e Gastronomia, para que mais pessoas possam frequentá-la.

Marta Jardim durante performance em seu espetáculo “Corpo, Movimento”

A artista também fala sobre a importância de dar destaque para a profissão de artista para a nossa cidade. “Necessidade de mais incentivo para a arte que desenvolvemos, que seja a partir de patrocínios, de leis ou de políticas públicas”.

Marta Jardim dedica o prêmio do Baile dos Artistas a todos que são e foram seus alunos e compartilharam juntos suas histórias na dança e, em especial, ao amigo professor de dança Willame Dantas (em memória), que trabalhou com ela durante cinco anos, instigando seus alunos, de corpo e alma, a paixão pela arte da Dança.