Estudantes de Castanhal representarão o Brasil no Santander Explorer, na Espanha
Três estudantes de Administração da Estácio Castanhal venceram o Prêmio Santander Explorer, a nível nacional. Gleyson Santos, Maysa Barros e Matheus Cardoso serão os únicos a representar o Brasil, em Valência, na Espanha, em maio deste ano.
Trata-se de uma experiência de empreendedorismo internacional na qual os selecionados irão desfrutar do assessoramento e conselhos de profissionais pertencentes a empresas de prestígio, de diferentes partes do mundo.
Os castanhalenses concorreram com mais de 20 mil projetos, chegando à final com outros 3 mil projetos, aproximadamente. Venceram a etapa nacional das Olimpíadas de Negócios, o que garantiu a viagem para a Espanha.
Entenda sobre o projeto dos castanhalenses
Os alunos estavam iniciando o 2º período do curso quando surgiu a ideia do projeto, durante aulas da disciplina Inovação e Empreendedorismo. O projeto, intitulado Feirão Ceasa, consiste em um aplicativo que auxilia pessoas que não podem se deslocar até o comércio, seja por problema de saúde ou alguma debilidade, como idosos ou pessoas com deficiência.
A ideia era transformá-lo em um negócio sustentável que contribuísse com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dessa forma, os discentes decidiram promover a digitalização e treinamento de pequenos empreendedores de Castanhal, que trabalham com venda de artesanato ou produtos 100% orgânicos.
Estudantes desenvolveram um aplicativo chamado Feirão da Ceasa
“O projeto Santander Explorer testou por várias vezes a nossa capacidade criativa e empreendedora, através de cada etapa de construção da ideia até o ponto de a transformarmos em proposta de solução efetiva, bem como corroborou para uma colaboração em grupo, com os feedbacks das outras equipes participantes”, detalharam os alunos da Estácio Castanhal
Toda a orientação técnica ao projeto e contribuição para melhorias do mesmo, ao longo de todo o programa, foram dados pelo professor e orientador Thiago Cavalcante, coordenador do Projete Castanhal.
O que é o Santander Explorer?
O Santander universidades trouxe ao Brasil o programa internacional para jovens empreendedores. O objetivo é realizar treinamentos desses jovens e permitir que os participantes desenvolvam projetos economicamente sustentáveis em diferentes setores e organizações.
Entre os países integrantes do programa estão: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México e Portugal.
Etapas – O processo para ingressar no Santander Explorer passou pela inscrição, planejamento, criação de sites para divulgar o desenvolvimento do projeto, receber comentários e feedbacks, enviar um pitch (Vídeo curto utilizado para descrever uma apresentação rápida sobre uma ideia, um produto ou um serviço).
Maysa Barros, Matheus Cardoso, Roberta Correa, Thiago Cardoso e Gleyson Santos
Retorno a Castanhal
Gleyson Santos, Maysa Barros e Matheus Cardoso pretendem difundir ainda mais o projeto premiado, com plano de aplicabilidade em Castanhal.
A previsão é que o projeto resulte na verticalização da produção e fazer com que os empreendedores sejam qualificados pela empresa Feirão Ceasa.