Corda do Círio 2023 será produzida pela primeira vez no Pará


Uma notícia maravilhosa aqueceu os corações dos devotos paraenses, em especial os castanhalenses no início deste mês de abril. A corda do Círio 2023 será produzida pela primeira vez no Estado, exatamente na Cidade Modelo do Pará, pela Companhia Têxtil de Castanhal.

O GUIA DE CASTANHAL conseguiu uma entrevista com os responsáveis pela CTC para saber de mais detalhes sobre este grande feito para a Cidade Modelo.

Esta é a primeira vez que a corda do Círio de Nazaré é produzida no Pará, o que é motivo de muito orgulho para nós, da Companhia Têxtil de Castanhal“, diz Hélio Meirelles, presidente da CTC. “É, realmente, um trabalho importante para nós. O Círio de Nazaré é, sem dúvida, uma das maiores tradições religiosas do mundo. Sem corda não há Círio.”

A escolha pela CTC como fornecedora da corda foi confirmada em reunião, no início do mês, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Diretoria da Festa do Círio e Secretaria Municipal de Industria e Comércio de Castanhal

“Confeccionar a corda do Círio é também uma grande responsabilidade e nos sentimos gratos pela honra de representar, reconhecer e valorizar a força do trabalho envolvido em toda cadeia, desde os projetos de agricultura familiar até a etapa de transformação têxtil, que será materializado pela entrega da corda. A corda do Círio 2023 será repleta de representatividade e simbolismo.”

Todos os 1.100 colaboradores da CTC estão envolvidos com essa missão, direta ou indiretamente. “Todos demonstram estar bastante orgulhosos em participar deste trabalho”, enfatiza Hélio.

Informações técnicas: 

Tamanho: a corda do Círio 2023 terá 800 metros de comprimento e será segmentada em 10 partes.

Peso: deverá ficar com aproximadamente 700kg

Propostas apresentadas pela CTC: a primeira corda com 50 milímetros de diâmetro e a segunda com 60 milímetros de diâmetro.

As opções estão sendo avaliadas pela Diretoria das Festividades de Nazaré, de acordo com a assessoria da CTC.

Expectativa é que corda seja entregue em agosto

“Ainda não há uma data fixa, mas podemos afirmar que a corda será entregue com bastante antecedência, comparada com os anos anteriores. Esse é um dos diferenciais da corda do Círio 2023: a entrega em meados do mês de agosto”.

Além de ser o primeiro ano em que a corda do Círio de Nazaré será confeccionada em solo paraense, também é a primeira vez que ela será produzida com fibras de Malva e de Juta, cultivadas em perfeita harmonia com o bioma, no coração da Amazônia.

Pelas características naturais das fibras, a corda será macia ao toque das mãos e também resistente.

Todas as etapas de produção estão sendo feitas pela Companhia Têxtil de Castanhal sob acompanhamento e colaboração da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Isto inclui todo o processo de transformação das fibras naturais, partindo da preparação e do plantio das sementes de juta e malva aos cabos retorcidos que dão origem à corda.