Conheça Paula Titan, a representante de Castanhal na Alepa
A castanhalense Paula Titan (MDB) integra o grupo dos 41 deputados (as) eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), fazendo parte dos novos nomes do parlamento estadual.
Paula foi a segunda mulher mais bem votada da bancada feminina, com 61.219 mil votos computados. Sua campanha alcançou 130 municípios do Estado e chamou atenção por ser conduzida em meio aos desafios da gravidez de sua primeira filha.
Paula Titan grávida de Laura, sua primeira filha
Sem pedir licença de seu primeiro mandato de vereadora, Paula deve permanecer na Câmara Municipal até o final deste ano para dar prosseguimento aos projetos legislativos.
Seu mandato acumula leis em diversos segmentos, com destaque para o programa municipal Dignidade Menstrual que prevê a distribuição gratuita de absorventes em órgãos públicos do município. O programa já está em funcionamento e entregou os primeiros kits na zona rural de Castanhal.
Paula Titan registrou votos em 130 municípios
Eleita com um número expressivo de votos em sua primeira campanha para a Assembleia Legislativa, Paula Titan deve manter as pautas que a impulsionaram no cenário político enquanto vereadora em Castanhal.
Na terça-feira (04) pós eleição, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, Paula agradeceu os votos e a parceria dos municípios vizinhos. “Queremos retribuir com o máximo empenho, amor e respeito pelo povo do Pará”, declarou.
Paula Titan levará as bandeiras que já defende como vereadora em Castanhal
HISTÓRICO
Paula Titan tem 32 anos, é advogada e Ex-secretária de Assistência Social de Castanhal. Iniciou sua carreira política em 2014 quando se afastou da administração pública para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados Federais. Naquele ano conquistou 67.324 votos, um número expressivo para sua primeira campanha política aos 24 anos de idade.
Seis anos depois, lançou sua candidatura para a Câmara Municipal de Castanhal, tornando-se a segunda candidata mais bem votada no município.
Enquanto Vereadora, uma de suas primeiras ações foi reabrir e assumir a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara. Na Procuradoria, Paula articulou importantes projetos para a valorização da mulher, como a execução do projeto Girândola em Castanhal e a implantação da Patrulha Maria da Penha.
Em seu primeiro ano de mandato, diversos projetos foram destaque e repercutiram até mesmo em outros estados brasileiros, como foi o caso da Lei 036/2021 que trata sobre a Pobreza Menstrual.
Sancionada no mês de setembro de 2021, a lei institui em Castanhal o programa de conscientização sobre a menstruação e a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em órgãos públicos do município. O projeto foi apresentado em coautoria com o Vereador Everton Matos (PV).
No mesmo período também foi sancionada a lei que incentiva a realização da campanha Maio Laranja para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de Castanhal. Seu mandato também é autor da lei 042/2021 que institui o dia 28 de fevereiro como o dia municipal das doenças raras de Castanhal para a garantia da inclusão social e promoção de informações para o diagnóstico precoce.
Paralelo ao trabalho na Câmara Municipal, Paula Titan lançou o projeto Gabinete Itinerante que percorreu zonas urbanas e rurais de Castanhal para prestar contas do mandato e ofertar serviços gratuitos para a população.
Em duas edições, o Gabinete Itinerante teve o apoio do Governo do Estado por meio do ParáPaz e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).