Conheça o projeto de Equoterapia em Castanhal. Saiba como ajudar!


Há mais de 21 anos Castanhal sedia o Projeto de Equoterapia, mantido pela Associação dos Pais dos Projetos Sociais Criança Modelo e Equoterapia, em parceria com o Sindicato Rural de Castanhal.

O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais; como Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla, autismo e até depressão.

CONTRAINDICAÇÕES

As contraindicações são apenas para pessoas que têm fobia ao animal e situações de coluna. Os pacientes da Equoterapia são atendidos no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, às terças, quartas e quintas-feiras.

O atendimento é gratuito e todos os envolvidos são voluntários.

Com a pandemia as dificuldades de manter o projeto aumentaram e colocaram em risco a sua realização. Está sendo retomado em 2022, mas com dificuldades. A coordenação precisa de ajuda para continuar a  atender os pacientes da melhor forma; e ampliar cada vez mais o atendimento.

Existente desde 1999, o projeto contava com o apoio da Polícia Militar do Pará, possível através de um Termo de Cooperação Técnica entre o Comando do 5º Batalhão e a Associação. Com o fim do Termo e a não-celebração, o projeto deixou de contar com o apoio da Polícia.

Mais de 30 pessoas são atendidas atualmente

Em sua plenitude, e com apoio, o projeto consegue atender até 60 pacientes. Atualmente apenas 32 pessoas estão sendo atendidas (na faixa etária dos 4 aos 32 anos). Além de Castanhal atualmente há pacientes de  outros cinco municípios.

A sessão de equoterapia é realizada uma vez por semana, das 7:30 às 10:30; com duração de meia hora. A terapia total dura em torno de dois anos.

A coordenação geral do projeto é de Regina Ramos, assistente social da reserva da PM que desde 2010 assumiu a missão de estar à frente do projeto.

A equipe profissional é formada por mais dez pessoas, entre assistente social, psicóloga, terapeuta, fonoaudiólogo, veterinário, enfermeiro, fisioterapeuta, equitador, pedagogo e professor de educação física.

Para ser voluntário no projeto é preciso gostar de animais e de atender pessoas com limitações.

O atendimento aos pacientes é realizado com o suporte de seis cavalos (Apolo, Faísca, Pingo, Paloma, Mel e Branquinha). Todos exclusivos para o Projeto.

AJUDE! SEJA UM VOLUNTÁRIO OU PADRINHO!

O objetivo da coordenação do projeto, além de mantê-lo com excelência, é construir um picadeiro de área coberta para contemplar o atendimento no período da chuva.

Também precisam adquirir um veículo adaptado para dar suporte, em especial às crianças que não têm condições de chegar ao Parque.

Com o devido apoio, a ideia é que o Projeto funcione por quatro dias por semana, ampliando assim o número de pacientes.

SERVIÇO

Quem tiver interesse em ajudar a manter o projeto de Equoterapia, ou mesmo ser um voluntário, pode entrar em contato pelos (91) 98808-6770 e (91) 98822-4969. Chave PIX: 07.766.011/0001-26 (CNPJ) Banco do Brasil Associação de Pais dos Projetos Sociais, Criança Modelo e Equoterapia – Apps.

(Texto: Berna Lameira. Fotos: Sindicato Rural de Castanhal)