Conheça Janete Oliveira: a secretária de Cultura e Turismo de Castanhal


A Cultura e o Turismo de Castanhal estão, desde o dia 13 de setembro, sob a responsabilidade direta de Janete Oliveira, que assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) após o falecimento do então secretário, Ery Holanda.

“Recebi a comunicação da minha nomeação diretamente do prefeito Paulo Titan, destacando que o trabalho precisava continuar, em respeito inclusive ao que já estava sendo feito por Ery”. lembra Janete. “Dar continuidade ao belo trabalho que estava sendo desenvolvido, e do qual eu já fazia parte”.

Janete ocupava o cargo de coordenadora de relações culturais (2021/2022), sendo esta sua segunda passagem pela Secult. Nos anos de 2015/2016 esteve como coordenadora de projetos culturais.

A secretária assume a Secult ainda num momento de retomada de ações, quando o setor tenta se reerguer após a pandemia, quando a Cultura foi bastante penalizada; e destacando que a pasta não possui fundos para realizar seus eventos.

Para Janete, falar da Cultura é contar a história de um povo. Por isso que ver “a cultura como investimento social”.

Tem como projeto valorizar e resgatar a Cultura de Castanhal. “Precisamos de um olhar mais abrangente sobre os fazedores culturais, que vão além da cena musical. Queremos trazer esses outros personagens culturais, agregando todas as linguagens artísticas”.

Primeira negra do alto escalão

A atual titular da Secult é natural de Belém, porém há mais de 50 anos reside na Cidade Modelo onde faz história ao ser a primeira representante negra no primeiro escalão da administração municipal.

Aos 62 anos, Janete trilha uma trajetória marcada por muita representatividade, sendo militante do Movimento Negro há 30 anos. “Luto em defesa da cultura afro e das comunidades tradicionais de matriz africana”.

Janete se define como mulher de terreiro e forte ativista da cultura afrobrasileira, já tendo representado o Pará no Conselho Nacional de Cultura Afro Brasileira.

É professora de Matemática por formação (aposentada pela rede pública municipal), especialista em Gestão Escolar e em Educação para as Relações Étnico Raciais,  Mestre em Gestão de Empreendimentos Agroalimentares no IFPA Castanhal.

Representatividade Afro

“Pertenço a comunidade afro religiosa. Sou Yabassé do Terreiro de Umbanda Caboclo Sete Flechas, militante do movimento social negro e defensora da história e cultura afro afro brasileira, sou mestra de cultura tradicional de terreiro”, diz Janete

Como militante da cultura afro participou de vários eventos, incluindo todas as conferências de Cultura de 2010 a 2015. Ainda como ativista e militante ocupou a cadeira de Povos Tradicionais de Terreiro no Conselho Nacional de Setorial Cultura Afrobrasileira do CNPC no período de 2013 a 2015.

Por seu trabalho em defesa da cultura tradicional afro-brasileira, recebeu o título de Personalidade Cultural Castanhalense em 2013; da Assembleia Legislativa do Estado, recebeu a Comenda Mãe Doca (2017), e do Município de Castanhal a Comenda por Mérito Cultural “Seu Duca” (2018). Também recebeu, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, o Prêmio Culturas Populares e Tradicionais (2019) e mais recentemente foi contemplada com o Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará.