Condomínio Industrial de Castanhal confirmado para 2021


Mais um passo importante foi dado para a conquista do tão sonhado Distrito Industrial de Castanhal.  A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), responsável pela gestão dos Distritos Industriais estaduais, recebeu oficialmente nesta quinta-feira (8/10), a titularidade de uma área de 143 hectares que será destinada à instalação do Condomínio Industrial de Castanhal, o quinto Distrito Industrial paraense e primeiro em mais de 30 anos no Estado.

O ato de transferência da propriedade, que pertencia à Prefeitura de Castanhal, reuniu o titular da Codec, Lutfala Bitar, a diretoria executiva do órgão estadual, e os secretários municipais Fátima Mariano (Indústria, Comércio e Serviços) e Edir Marques (Habitação), além do assessor da prefeitura, Evandro Portela.

Com o recebimento da propriedade, as próximas etapas para a implantação serão o lançamento da licitação dos projetos de engenharia e arquitetura e o licenciamento ambiental da área, com previsão de início das obras para agosto de 2021.

 

DETALHES

A área de implantação do Condomínio Industrial da Cidade Modelo fica no km 04 da PA-136, a rodovia Castanhal-Inhangapi.

Serão 118 lotes para atividades industriais nas áreas de construção civil, alimentos, logística, comércio e serviços, minerais não metálicos, bioindústria e agroindústria e poderá, ainda, abranger outros setores.

A estimativa é de que a instalação do Condomínio Industrial resulte na geração de 9,9 mil empregos diretos e indiretos, com projeções de movimentação de R$ 1 bilhão por ano na economia paraense, a pleno emprego.

RETOMADA DA POLÍTICA INDUSTRIAL

Lutfala Bitar, presidente da Codec, comemorou a transferência da área e ressaltou a importância do momento para a economia estadual. “Esta data fica marcada como um momento muito importante para todos nós, pois significa a retomada de uma das vertentes da nossa política industrial que é a implantação das áreas industriais incentivadas, algo essencial para o desenvolvimento da nossa economia e que trará inúmeros benefícios para a população”, destacou.

Fátima Mariano, titular da pasta de indústria da prefeitura de Castanhal, ressaltou o significado do momento para a cidade modelo. “Hoje é um dia muito importante para a prefeitura, para os secretários envolvidos neste processo e, principalmente, para todos os Castanhalenses. Procuramos a Codec em razão da sua expertise na gestão de distritos industriais então, hoje, já com a área nas mãos do Estado, temos certeza de que o Condomínio Industrial impactará positivamente a economia, algo que já vemos sinalizado com a manifestação de mais de 30 investidores que já demonstram interesse em investir na nossa cidade”, adiantou.

Segundo o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, a instalação do polo industrial trará impactos significativos para a logística de toda a região.

“O fácil acesso de Castanhal à Alça Viária, com destino a Barcarena, que é o grande polo industrial do Estado do Pará, facilitará o melhor fluxo da produção nessa região, que envolve também os Distritos Industriais de Belém (em Icoaraci) e de Ananindeua. Além disso, as indústrias instaladas no Condomínio também deverão beneficiar-se da proximidade com a área portuária de Inhangapi, facilitando o escoamento da produção, e também de projetos maiores, como o da Ferrovia do Pará, por exemplo”, ressaltou.

(Com informações da Agência Pará. Fotos: Agência Pará)

Um comentário em “Condomínio Industrial de Castanhal confirmado para 2021

  • 21 de outubro de 2021 em 08:50
    Permalink

    O seu comentário aguarda moderação.

    Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the web the
    simplest thing to take note of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider
    worries that they just don’t recognize about. You controlled to hit the nail upon the top and outlined out the entire thing with
    no need side-effects , people could take a signal. Will likely be again to get more.
    Thank you

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *