Castanhalense é vencedora do Prêmio Fiepa de Jornalismo


A castanhalense Maria Clara Rossini, estudante de Jornalismo na USP (Universidade de São Paulo), é a vencedora do Prêmio Fiepa de Jornalismo na categoria Impresso, com a reportagem “Raízes do Açaí”, publicada na revista Superinteressante, na qual estagia.

Maria Clara inscreveu a reportagem para participar do concurso, ficando entre as três finalistas. Um júri técnico avaliou cada trabalho e definiu o merecedor do prêmio. Além da categoria impresso, o Prêmio Fiepa abrange outras quatro categorias (Web, Conteúdo Digital, Tv e Rádio). Foram 15 finalistas no total. Houve entrega de prêmios especiais.

O anúncio do resultado aconteceu nesta quinta-feira (12/12), em cerimônia no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, quando centenas de profissionais da imprensa local prestigiaram a maior premiação do jornalismo na Amazônia.

Foto com todos os premiados pela Fiepa

De acordo com seus organizadores, o objetivo do prêmio é conferir credibilidade, visibilidade e reconhecimento aos jornalistas e produtores de conteúdo que são destaque durante o ano. A iniciativa é do Sistema FIEPA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A coordenação e organização do prêmio é da Temple Comunicação, com apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA).

Maria Clara Rossini com o prêmio em mãos, ao lado dos familiares

Expansão do açaí e cadeia sustentável na pauta premiada

A reportagem “Raízes do Açaí” foi publicada na edição 410 da revista Superinteressante, de dezembro de 2019, com conteúdo distribuído em seis páginas.

Se não leu a matéria impressa, pode conferir a versão online, clicando aqui.

Maria Clara degustando o açaí “de raiz”, direto na fonte, em Igarapé Miri

Maria Clara Rossini, que segue para o último ano da faculdade em 2020, conta que a pauta surgiu por sugestão do pai, Jorge Costa Filho. “Ele sugeriu que eu fizesse uma matéria sobre a expansão do açaí e como ele se caracteriza como uma cultura sustentável no Pará. Conversei com meus editores e eles gostaram da ideia”, conta a estudante premiada.

“Algo que sempre me intrigou foi o açaí consumido no Sudeste, que é totalmente diferente do açaí do Norte. Queria descobrir como houve uma mudança tão radical nos hábitos de consumo”.

Registro da visita à Dapacol, uma das indústrias de beneficiamento do açaí

O processo de apuração durou meses, incluindo entrevistas com pesquisadores em Belém, visita ao município de Igarapé-Miri e fábricas em Castanhal. “Fiquei uma semana no Pará. Mas toda a apuração, incluindo ideia de pauta, pesquisa, arte e edição levou mais de dois meses”, explica Maria Clara.

“É uma felicidade muito grande receber esse prêmio. Nunca achei que fosse receber um prêmio de Jornalismo na minha vida, ainda mais tão cedo na carreira”, destaca. “Comecei a estagiar na Superinteressante em abril deste ano e já estou no processo de contratação como repórter para o ano que vem. Fico muito grata por poder dar visibilidade ao nosso Estado em um veículo de circulação nacional como a Superinteressante”.

FICHA TÉCNICA “Raízes do Açaí” – Melhor Reportagem de Impresso – Prêmio Fiepa de Jornalismo 2019

Reportagem: Maria Clara Rossini

Editora: Ana Carolina Leonardi. “Sempre me ajudou muito na redação e a colocar minhas ideias no lugar.

Designer: Juliana Krauss, “atual chefe de arte da Superinteressante e que teve ideias belíssimas para deixar a matéria mais didática e ilustrativa”

Ilustração: Rodrigo Fontes.

Editor-chefe: Alexandre Versignassi, “também apoiou muito a ideia, editou e revisou a matéria”.

(Texto: Berna Lameira. Fotos: Arquivo Pessoal)