Comércio abrirá normalmente no período de Carnaval. Data será ponto facultativo. Entenda:


O Sindicato do Comércio de Castanhal informa que o comércio da Cidade Modelo funcionará normalmente no dia 1º de março, terça de Carnaval.

O Carnaval não é feriado nacional, por isso o fechamento do comércio na terça feira (1º) não se justifica, de acordo com o Sindicato, que aproveita para reforçar aos comerciantes que todas as atividades estão autorizadas a funcionar, em horário normal, sem nenhum adicional de hora extra e redução de jornada.

“Empresas, em comum acordo com seus funcionários, que optarem por dar folgas, poderão negociar com os seus funcionários qual a melhor forma de compensação das horas não trabalhadas”, explicou João Batista Ferreira, presidente do Sindicato.

Feriado, só em março, no dia do padroeiro

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Castanhal (Acic), Paulo Moura, disse que alguns Estados e cidades a terça-feira de Carnaval é declarada feriado local; em outros locais  é declarada ponto facultativo, como no caso de Castanhal.

Outra cidades, inclusive, definem ponto facultativo na segunda-feira anterior (28 de fevereiro) e na quarta-feira de cinzas (2 de março). “No mês de março teremos apenas o feriado no dia 19, quando se comemora o dia de São José, padroeiro de Castanhal”, lembrou.

“Geralmente os governos costumam manter o Carnaval como ponto facultativo, o que significa que fica a critério das empresas privadas se darão ou não folga aos seus funcionários”, disse o presidente.