Castanhalense de nove anos selecionado para o Bolshoi


Do convite para assistir a uma aula de balé até a seleção para a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil foram apenas seis meses. E assim a vida do pequeno Jadson Felipe, 9 anos, e de sua família, foi transformada, com novas perspectivas e possibilidades.

A Escola de balé localizada em Joinville (SC) é a única extensão do Teatro Bolshoi de Moscou, uma das mais antigas e prestigiadas escolas de balé do mundo. Jadson passou em uma seleção entre mais de 2.400 alunos do Pará e, ao participar da peneira em Santa Catarina conseguiu um feito inédito: o primeiro castanhalense a conseguir uma vaga para estudar na renomada escola.

Jadson Felipe: Primeiro bailarino castanhalense no Bolshoi

Apesar de criança, o castanhalense fala – sem hesitar, em seus planos para o futuro: “quero ser bailarino!”.

O talento descoberto, bem como as certezas de Jadson surpreendem diariamente seus pais. Jadson é o filho mais velho do casal, a vendedora autônoma Jaiana Sousa e motorista Felipe Sousa. Apesar de ser algo totalmente novo na família, o apoio ao pequeno Jadson sempre existiu. “Se é o sonho dele, vamos apoiar, mesmo que signifique a distância”.

“Quero ser um grande bailarino”

O INÍCIO DE TUDO

Jadson sempre foi uma criança muito ativa. Suas atividades preferidas são a bicicleta e o patins. Foi convidado por um vizinho a assistir uma aula de balé e se encantou. Logo começou a frequentar as aulas da Stúdio Dança & Cia, sob a supervisão do professor Nonato Menezes.

Jadson é estudante da rede pública de Castanhal, cursando o 4º ano na Escola José Monteiro Maia, no bairro Nova Olinda.

MALAS PRONTAS

As aulas em Santa Catarina começam no próximo mês de fevereiro. Jadson deve frequentar o balé pela manhã e, à tarde, cursar o 5º ano em escola normal. Os estudos são custeados pela própria Escola de Bolshoi.

O bailarino ficará acolhido em uma casa com mãe social, de famílias cadastradas pela própria Escola, e que se responsabilizam a ficar com a criança no período de estudos. Os custos (alimentação e transportes) são pagos pela família de Castanhal.

Os interessados em patrocinar/apoiar Jadson podem entrar em contato pelo telefone: +55 91 8306-5320 (Jaiana Sousa)

(Texto: Berna Lameira)