Castanhal terá sua Associação dos Construtores e Incorporadores do Município


Empresários do setor da construção civil reuniram-se nesta quarta-feira (16) para tratar sobre a criação da Associação dos Construtores e Incorporadores do Município de Castanhal (ACIMP), marcando um momento importante para um dos setores econômicos mais relevantes da Cidade Modelo.

A ideia é criar a ACIMP sem fins econômicos, tendo por finalidade precípua a defesa e o fortalecimento das atividades empresariais do ramo de construção e incorporação, dentro dos princípios da livre iniciativa.

Os membros-fundadores objetivam fazer a apresentação formal e detalhada da ACIMP durante a programação da 54ª Expofac, de 2 a 10 de setembro no Parque de Exposições.

Na última década Castanhal se firmou como pólo atrativo de investimentos no setor habitacional, com destaque aos condomínios de médio e alto padrão. Atualmente mais de seis empreendimentos estão em fase final de construção, com entregas previstas a partir de 2024.

São mais de três mil unidades habitacionais, mantendo o setor da construção civil sempre aquecido, movimentando uma cadeia econômica forte e importante.

Castanhal possui uma população de 192.262 (IBGE/2022), com densidade demográfica de 186,79 habitantes por km²

Dados contidos no Levantamento de Oportunidades do SEBRAE, de 2022, mostram que houve um aumento de 17,79% no número de empresas no setor de Construção, saindo de 208 (2015) para 245 (2020)

E relação a oferta de emprego a variação foi de 9,46%, saindo de 772 (2015) para 845 (2020)

 

AÇÕES PREVISTAS PARA ACIMP:

Entre as ações previstas pela Associação, estão: desenvolver atividades e apoios às operações de pessoas ou entidades associadas; atuar junto aos poderes públicos na defesa dos princípios e das ideias que permitam ao empresariado cumprir seu papel econômico e social; firmar parcerias públicas e privadas, em todas as modalidades de serviços que realizar em benefício de seus associados e da comunidade; atividades de treinamento e educação; networking e oportunidades de colaboração; criação da Feira/Exposição da Construção Civil e Incorporação, objetivando o fomento de oportunidades e parcerias entre os empresários do setor e fornecedores, banco, investidores, etc..

Durante a reunião foram tratadas diversas pautas, entre elas a definição da composição da diretoria, que assim ficou:

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente: João Sampaio

Vice-presidente: Jorge Filho

Diretora administrativa: Cilene Costa

Diretor de Marketing: Edney Quaresma

Diretor tesoureiro: Carlos Gripp

1º Secretário: Matheus Casimiro

CONSELHO FISCAL:

Paulo Costa, Wanderley Melo e Frank