Vacinação de idosos em Castanhal: conheça as estratégias para evitar a transmissão do coronavírus


Começa na quarta-feira (25 de março) em Castanhal a Vacinação contra o vírus Influenza (da gripe). A campanha é nacional, organizada pelo Ministério da Saúde, e o calendário estará dividido em grupos de prioridade.

A campanha foi antecipada considerando a pandemia mundial de coronavírus.  A vacina não protege contra a doença, mas reduz os casos de gripe, o que pode facilitar a identificação de casos suspeitos.

O primeiro grupo a ser vacinado será o de idosos e dos profissionais de saúde, de 25 de março a 15 de abril. A expectativa é vacinar 12.600 idosos e 3.520 profissionais da área da saúde.

Um dos diferenciais é o sistema Drive Thru, cuja base foi montada atrás da Catedral Santa Maria Mãe de Deus para que as pessoas vacinem-se sem precisar sair do carro.

De acordo com a secretária municipal Carla Lima, a medida é uma forma de evitar aglomerações em decorrência da Covid-19. “Foi uma forma que encontramos para não permitir que as pessoas se aglomerem, mas recebam a vacina dentro do próprio veículo. Vamos continuar nos esforçando para atender primeiro todo público alvo. É preciso que todos levem o documento de identificação e carteira de vacinação”, disse.

A base Drive Thru ficará até domingo atendendo das 8:00 às 20:00.

 

Uma das recomendações é lembrar que a vacinação do Grupo 1 segue até o dia 15 de maio, e que haverá vacina para todos. Portanto, não precisa correria para garantir a imunidade.

A principal preocupação é evitar aglomeração, considerando a pandemia de coronavírus. Veja algumas medidas que serão adotadas.

  • Drive trhu em frente à Catedral;
  • Vacinação de acamados em domicílio pela ESF (Estratégia Saúde da Família);
  • Equipes volantes em áreas descobertas;
  • Nos postos de vacinação, fila indiana de dois metros de distância entre as pessoas;
  • Disponibilizar vacina em algumas farmácias;
  • Volantes aos sábados para vacinar em áreas descobertas;
  • Distribuição de fichas para o atendimento nas salas de vacina.

    SOBRE OS DEMAIS GRUPOS

    O segundo grupo, de 16 de abril a 08 de maio, é o de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e portadores de doenças crônicas. A expectativa é vacinar 1.837 pessoas.

    De o9 de maio a 22 de maio será a vez do terceiro grupo, pessoas de 55 a 59 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas.

    Confira o endereço de todos os 13 postos de saúde de Castanhal, acessando o link no Guia de SERVIÇOS e de todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da Família, acessando o link no Guia de Serviços.

(Texto: Berna Lameira)

#Castanhal #GuiadeCastanhal #Guia #Vacinação