Entenda como funciona a testagem de suspeitos de coronavírus em Castanhal


Desde o dia 19 de março a Prefeitura Municipal de Castanhal informa através de dois boletins diários (às 12:00 e às 18:00): o número de “casos confirmados de coronavírus”, “casos aguardando resultado” e “casos descartados”. No dia 26 de março (quinta-feira), em seu primeiro boletim diário, a Prefeitura confirmou o primeiro caso de coronavírus na Cidade Modelo.

A divulgação dos boletins tem gerado grande expectativa, principalmente, porque muitas pessoas acham que o resultado demora a sair. O GUIA DE CASTANHAL conversou com Raíza Magnago, coordenadora da Vigilância em Saúde de Castanhal, que explicou como tem funcionado o processo.

1º passo: delimitação do paciente

Os pacientes de Castanhal são avaliados tanto nos postos de saúde, quanto nas urgências/emergências dos hospitais. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde os pacientes que realizam a coleta para o teste são aqueles que entram nos critérios atuais, ou seja, que retornaram de viagens nacionais/internacionais e apresentem algum sintoma gripal em até 14 dias.

2º passo: coleta e envio do material

O exame é uma coleta de naso e orofaringe, chamado de Kit de Swab. A coleta é feita em Castanhal e encaminhada para Belém, ao Laboratório Central do Estado, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

3º passo: resultado

Em mais ou menos uma semana, segundo Raíza, o resultado é liberado pela Sespa.

Desde o primeiro caso suspeito de Castanhal enviado para a testagem, no dia 10 de março; até a quarta-feira (24 de março), 28 casos no total já foram encaminhados pela Vigilância Sanitária de Castanhal.

Quase todos os dias estão sendo enviadas amostras da Cidade Modelo ao Laboratório Central.

E os demais grupos de pacientes?

No caso pessoas que não viajaram, estão com sintomas de gripe, e tiveram contato com viajantes, só são encaminhadas para análise se os viajantes estão com a suspeita ou já confirmaram estar com o Covid-19.

Os que não viajaram, e não tiveram contato com pessoas que se enquadram no perfil de viajantes, são avaliados e encaminhados conforme a clínica médica, para isolamento domiciliar e acompanhamento pelo posto de saúde.

(Texto: Berna Lameira)