Castanhal está inclusa na segunda fase da Pesquisa sobre Covid-19


Castanhal recebe de 21 a 23 de junho os entrevistadores do Ibope Inteligência que irão nas residências do município aplicar a pesquisa para Epicovid19-BR, que objetiva apontar a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Outras 132 também serão visitadas no mesmo período.

Moradores de diversos bairros da Cidade Modelo poderão receber a visita de entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), que atuarão em parceria com a Prefeitura de Castanhal. A pesquisa é organizada pela Universidade Federal de Pelotas.

A pesquisa tem financiamento do Ministério da Saúde, é trata-se do maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença.

A primeira etapa foi realizada entre os dias 19 e 21 de maio, e forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras.

Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem ao redor de sete casos reais não notificados. Os números somam 760 mil pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 104.782 casos notificados nessas cidades.