Castanhal abrirá mais de 500 vagas para Jovem Aprendiz


De outubro a dezembro, as empresas do comércio e da indústria de Castanhal começam as seleções para preenchimento de vagas no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial e Industrial, conhecido como Jovem Aprendiz.

O aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo formação na profissão para a qual está se  capacitando. Ele deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa. As informações são  do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O JOVEM APRENDIZ:

  • Deve ter entre 14 a 24 anos incompletos (a idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência). Jovens entre 14 e 18 anos têm prioridade.
  • Estar cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
  • É submetido a um regime de trabalho especial, que assegura seus direitos, tendo jornada de trabalho menor que seis horas diárias.
  • Tem uma parte da aprendizagem na empresa (prática) e outra no Senac ou Senai (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.
  • Tem a carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, salário mínimo/hora e um contrato de trabalho legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

O Senac disponibiliza uma área no seu site, somente para tirar as dívidas. Acesse!

As vagas do programa são obrigatórias, previstas através da Lei Federal 1092/2000, para empresas de médio e grande porte.

No comércio, mais de 30 empresas de Castanhal devem abrir cerca de 220 vagas. E na indústria, a expectativa e que cerca de 30 empresas ofertem 300 vagas.

Os interessados precisam se dirigir diretamente às empresas e entregar o currículo.

Cada instituição faz o seu processo seletivo, que deve ser finalizado até dezembro deste ano. Após o processo, encaminha os jovens selecionados ao Senac, no caso empresas do comércio; e ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), as indústrias.

O encaminhamento para formação acontece início de janeiro, e início de fevereiro começam os cursos.

(Texto: Berna Lameira, Guia de Castanhal)

SERVIÇO GUIA DE CASTANHAL
O quê: Seleção do programa Jovem Aprendiz 2019
Onde: nas empresas que oferecem vagas (consultar no Senac e Senai)
Mais informações: 3721-1439 (Senai) e 3721-2594 (Senac)