Acordo de Cooperação Técnica capacitará 120 jovens na área de artesanato e artefatos de juta


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a parceria para oferta de cursos profissionalizantes na área de artesanato e artefatos de juta (fibra têxtil vegetal utilizada para confecção de diversos produtos, como embalagens, bolsas e sacas) no Estado.

O documento foi firmado durante reunião na sede da Sedeme, em Belém, entre o titular da Secretaria, José Fernando Gomes Júnior, e equipe da CTC, no mês passado

O Acordo de Cooperação estabelece que a Sedeme e a Companhia realizarão estudos e cursos nas áreas de artesanato e artefatos em juta no Pará, e promoverão atividades e eventos técnicos e culturais, visando à valorização do artesanato, com previsão de utilização de suas infraestruturas técnica e operacional para a viabilização dos cursos.

O objetivo da parceria é ofertar doze cursos de capacitação, em oito modalidades de artesanato e artefatos em juta, com carga horária de 32 horas por curso, até dezembro de 2022; e também capacitar 100 cursistas para o mercado de trabalho.

Até dezembro de 2023, a projeção é de que 120 jovens, de 15 a 29 anos, de ambos os sexos, e mulheres provedoras de famílias em situação de vulnerabilidade social, participem dessa capacitação.

Expectativa – Robson Torres, gerente Industrial da CTC, informou que, com a parceria inédita, “nossa expectativa é a melhor possível, porque estamos nos sentindo, como empresa paraense de transformação têxtil, muito privilegiados em participar, com a Sedeme, dessa empreitada de cunho social, que tem como objetivo principal a valorização das pessoas, levar até elas o conhecimento, uma fonte de renda, para que tenham sua renda e possam prover de forma digna as suas famílias”.

“Nós somos uma indústria incentivada, estamos sempre buscando a modernização do nosso parque e desenvolvemos projetos de agricultura familiar. Mas é a primeira vez que participamos de um projeto de viés social em parceria com o Estado, portanto estamos muito orgulhosos”, completou.

 

Sobre a CTC

Criada em 1966, a CTC é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil.

Sua fábrica, com quase 1,5 mil funcionários, fica em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, e tem uma capacidade produtiva de 16 mil toneladas de juta por ano.

Atualmente, é a maior fornecedora do País de sacaria para produtos agrícolas, como café, batata e cacau.