Aberta primeira licitação para implantação do Distrito Industrial de Castanhal


O primeiro edital de licitação para contratação de projetos executivos de Engenharia, Urbanismo e Arquitetura para a implantação do Condomínio Industrial de Castanhal foi publicado na terça-feira (2/2), no Diário Oficial do Estado (DOE).

O documento foi tornado público pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que gerencia o Distrito Industrial de Castanhal. O empreendimento deverá impulsionar a economia do município e prevê a disponibilidade de 118 lotes destinados a atividades produtivas dos setores da construção civil, alimentos, logística, comércio e serviços, minerais não metálicos, bioindústria, agroindústria, entre outros.

A estimativa é de que, quando concluído, o Condomínio Industrial da Cidade Modelo, que ficará localizado na PA-136, a Rodovia Castanhal-Inhangapi, resulte na geração de 9,9 mil empregos diretos e indiretos, com projeções de movimentação de R$ 1 bilhão por ano na economia paraense, a pleno emprego.

VANTAGENS

Para os empreendimentos instalados no Condomínio Industrial, as vantagens já começam na aquisição das áreas, que serão negociadas a preços subsidiados, por meio da Codec, e também ao contemplar serviços e espaços importantes para o funcionamento das empresas, como centro de convivência, restaurante, auditório com capacidade para 100 pessoas, bloco administrativo para atendimento aos usuários, além de espaço para feiras, exposições e rodadas de negócios.

O fácil acesso de Castanhal à Alça Viária, com destino ao polo industrial de Barcarena, também facilitará o melhor fluxo da produção na região, contando ainda com a movimentação dos Distritos Industriais de Belém (em Icoaraci) e de Ananindeua. Além disso, as indústrias instaladas no Condomínio deverão beneficiar-se da proximidade com a área portuária de Inhangapi, facilitando ainda mais o escoamento da produção.

Lutfala Bitar, presidente da Codec, destaca que o lançamento do edital representa a continuidade do trabalho definido como prioritário desde o início da gestão. “Estamos dando início efetivamente à implantação desse projeto, que significa a retomada da oferta de áreas industriais incentivadas pelo Estado após mais de 30 anos, desde a instalação do Distrito Industrial de Marabá, em 1987. Então, o Distrito Industrial de Castanhal, que será construído no formato de Condomínio Industrial, conta com a nossa prioridade desde o início da gestão, não só pelos inúmeros benefícios que deverá trazer principalmente para Castanhal, mas também para toda a região nordeste do Pará”, explica.

O edital para a contratação de pessoa jurídica para elaboração dos projetos está disponível integralmente no site da Codec.

(Agência Pará)