Hospital Regional de Castanhal retoma atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19


O Hospital Regional de Castanhal retomou o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, desde a sexta-feira (26).

A unidade está disponibilizando 15 leitos clínicos e 10 UTIs. A expectativa é atuar com sua capacidade máxima, com mais 10 leitos de UTI e outros 15 clínicos, totalizando 50 leitos.

O hospital não fará atendimento de urgência ou ficará de “portas abertas”, atenderá somente os casos que chegarem via regulação estadual. Os pacientes com Covid-19 serão atendidos em duas alas separadas, localizadas no segundo e terceiro andar. A expectativa é que o local receba casos da doença pelo menos pelos próximos 90 dias.

“A Sespa acompanha diariamente o cenário da pandemia em todas as regiões do Pará e, a qualquer alteração ou necessidade, age de forma preventiva, garantindo, deste modo, a assistência para toda população. Essa é mais uma medida nesse sentido, que busca desafogar o atendimento na rede pública e até na rede privada, se for preciso, para que nenhum paraense fique sem atendimento”, explicou o secretário de saúde do estado, Rômulo Rodovalho, ressaltando a importância dessa reabertura.

ONCOLOGIA E ORTOPEDIA

 Além do atendimento para os pacientes de Covid-19, ainda neste semestre o Hospital Regional de Castanhal deve começar a atender nas áreas de Oncologia e Ortopedia, ambas sendo referenciadas pela Central de Regulação do Estado.

A unidade realizará cirurgias de alta complexidade e terá capacidade para 650 internações hospitalares mensais, além de 5 mil diagnósticos e 11 mil consultas nas duas especialidades para o atendimento de pacientes de Castanhal e outros 20 municípios próximos das terceira, quarta e quinta regionais de saúde.

(Informações da Agência Pará. Foto: Ascom/SESPA).