Ecocelpa: bônus na conta de energia para quem faz coleta seletiva


O Ecocelpa é um projeto que prevê a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, como forma de incentivar a prática da coleta seletiva em residências de pessoas físicas.

Empresas de pequeno, médio e grande porte também podem participar. Nesses casos, no entanto, os descontos obtidos são remanejados para instituições beneficentes. 

Em Castanhal, o posto de coleta do EcoCelpa foi instalado em 2017 e já tem mais de 4.500 inscritos.

Durante esse período foram trocados por desconto na conta de energia Longa vida: 581,32 kg de embalagem longa vida; 29.566,07 kg de metais; 6.645,15 litros de óleo; 203.634,40 kg de papel e 135.343,97 kg de plástico.

Caminhão recolhendo certa de 1 tonelada de resíduos coletados em uma semana

Os dados são animadores para a concessionária, como explica Hugo Cardoso, líder de eficiência e inovação.  “Temos muito o que comemorar. Os resultados nos levam a crer que a população de Castanhal tem uma consciência ecológica. Nossos clientes querem, além de ganhar o bônus com a troca de resíduos, colaborar com a sustentabilidade. Em breve teremos mais postos do EcoCelpa em outros municípios”, enfatizou.

Almerindo Alves, de 56 anos,  e João Mirando Teixeira, de 50 anos, moradores de Castanhal, trabalham como catadores de resíduos pelas ruas do município e em janeiro de 2019 tiveram a grata surpresa de receber a conta de energia zerada, sem nada para pagar. O benefício pôde ser alcançado graças ao projeto Ecocelpa.

Desde outubro do ano passado, Almerindo e João estão inscritos no Ecocelpa.

COMO FUNCIONA NOS POSTOS

– O cliente, com a sua fatura de energia em mãos, vai ao posto de coleta mais próximo, realiza o seu cadastro e recebe seu cartão EcoCelpa na hora;

– O cliente faz, na sua casa, a separação dos resíduos (por tipo. Metal com metal, plástico com plástico, etc) e em seguida levará ao posto de coleta para fazer a doação e trocar pelo bônus na conta de energia;

– No posto de coleta o colaborador irá pesar, separadamente, cada resíduo, por tipo e classe, gerando-se no final o bônus a ser creditado na fatura de energia;

– No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos. Se o cliente desejar, pode direcionar a umas destas entidades ou outra, de sua preferência. Para isso deve ser indicado o número da Conta Contrato da entidade.

 

SERVIÇO:

O Posto Castanhal fica na Travessa Cônego Leitão, em frente à Praça da Estrela. Funciona de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h. No site da Celpa (www.celpa.com.br) é possível verificar os endereços dos outros postos do Estado e os tipos de materiais que podem ser deixados.

 (Informações da assessoria de comunicação da Celpa)