Potência regional, cada vez mais independente no comércio


O comércio de Castanhal, historicamente, é referência para a região. Cena do cotidiano da cidade é de pessoas que moram em outros municípios do entorno para adquirir bens de consumo e utilizar dos serviços da Cidade Modelo.

Em seu processo de desenvolvimento, Castanhal foi incorporando segmentos de mercado e reforçando alguns já existentes. E a cada ano novidades no cenário comercial mostram a força de seu mercado consumidor beneficiado por vários fatores, entre eles, a posição geográfica estratégica.

Nos últimos dois anos a média de abertura de novas pequenas, médias e grandes empresas, é de 340 por ano, de acordo com dados da Junta Comercial do Pará (Jucepa). A média de Micro Empreendedores Individuais (MEIs) chega a 800 por ano.

O bairro Centro é disparado o que possui o maior número de empresas instaladas. “Apesar dessa concentração percebemos a existência de corredores comerciais, que se fortalecem e são referências nos seus respectivos bairros e têm ajudado a descentralizar alguns nichos”, comenta Paulo Roberto Sales, o Pabeto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Castanhal (Acic).

A atividade econômica principal entre as pequenas médias e grandes empresas no município é o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, que lidera o ranking no município. Em segundo,  comércio varejista de materiais de construção em geral, seguido de construção de edifícios.

Entre os cadastros MEI, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios também está em primeiro lugar, seguido cabeleireiros, manicure e pedicure; e após, no terceiro lugar, o comércio varejista com predominância de produtos alimentícios, os minimercados, mercearias e armazéns.

Alguns outros setores têm despontado nos últimos anos trazendo uma autonomia maior à cidade. Algumas áreas como a de varejo supermercadista e a Gastronomia deram um salto.

“Em 2017 sentimos uma melhora, quase inexpressiva em relação ao ano passado, mas uma melhora. A nossa expectativa é de um 2018 mais aquecido para o Comércio de Castanhal”, acredita Pabeto.

3 comentários em “Potência regional, cada vez mais independente no comércio

  • 19 de dezembro de 2017 em 02:17
    Permalink

    Sou castanhalense atuo na rede lojas armazém Paraíba comecei em Castanhal na empresa, em Castanhal se encontra pessoas com talentos e habilidades, amo nossa cidade.

    Resposta
    • 19 de dezembro de 2017 em 10:28
      Permalink

      Acreditamos no potencial da cidade, sr. Benedito, em especial nas pessoas que aqui moram e dedicam seu trabalho para engrandecer a cidade!

      Resposta
  • 27 de março de 2018 em 21:41
    Permalink

    Adorei o seu site muito interessante. Vou acompanhar mais vezes suas postagens. um beijo da Déia

    Resposta
  • 6 de agosto de 2020 em 11:18
    Permalink

    O seu comentário aguarda moderação.

    This is a topic that is near to my heart… Take care! Where are your contact
    details though?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *