O mais recente integrante da Região Metropolitana de Belém


Castanhal sempre foi referência para os municípios da região, tida como metrópole do nordeste do Estado. A importância regional ainda permanece, mas desde 2011, no entanto, o município passou a integrar a mesorregião Metropolitana de Belém (RMB), que engloba a microrregião de Castanhal.

A mudança veio através da Lei Complementar Estadual 076/2011. Integram a RMB, além de Castanhal, os municípios de Ananindeua, Barcarena, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.

A população estimada da microrregião de Castanhal pelo IBGE (2016) é de 329.626 habitantes,  divididos em cinco municípios: Castanhal, Bujaru, Inhangapi, Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá. Juntas, as cidades ocupam uma área total de 3.760,738 km².

A Cidade Modelo fica a 68 quilômetros de Belém e faz fronteira com seis municípios: Inhangapi, São Francisco do Pará, Santa Isabel do Pará, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim e Terra Alta.

(Berna Lameira)

 

 

Um comentário em “O mais recente integrante da Região Metropolitana de Belém

  • 8 de fevereiro de 2019 em 15:08
    Permalink

    O seu comentário aguarda moderação.

    O Guia de Castanhal veio para ficar, com boas reportagens, guias completos de compras, esporte, lazer, turismo, ferramentas de acesso simples e fácil. Estou morando em São Paulo, mas sou paraense papa chibé da Vila de Apeú, e tudo que quero e preciso saber da minha cidade e região pra matar as saudades, eu busco e encontro nesse site, muito bom. É o que estávamos precisando, parabéns aos idealizadores e organizadores desse guia maravilhoso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *