Complexo Turístico do Apeú ganha Mercado “Enéas Augusto Souza”


A vila do Apeú está com seu novo Mercado do Apeú que, em conjunto com a Estação Gourmet, integra o complexo turístico gastronômico da vila.

“Estamos conseguindo dar continuidade ao processo de marcar o distrito do Apeú como um dos principais pontos turísticos do município de Castanhal. É uma obra que vem estruturar e fomentar a economia no Apeú e dar um espaço digno de trabalho não só para os trabalhadores, mas para quem vem aqui comprar. Temos agora um espaço aconchegante e muito higienizado”, explicou a Rione Heringer, Secretária Municipal de Planejamento.

O mercado tem 422,18 m² e fica localizado no canteiro principal, na entrada da vila e possui 20 boxes onde irão ser comercializados açaí, lanches, hortifrúti, carne e artesanato.

Seu Antônio Guimarães, 74, é um dos permissionários do local e conta que está ansioso para receber seus clientes. “Antes a gente vendia tudo sem grandes condições e até sem a higiene adequada, mas agora será diferente. Vamos receber melhor os clientes e até os turistas porque passa muita gente aqui pelo Apeú em direção a capital. E vem gente de lá também”, disse o vendedor de frutas e verduras.

A vila do Apeú tem 138 anos de fundação e é um dos principais pontos turísticos da região nordeste do estado e ponto de parada obrigatória de muitas pessoas que vêm ou vão para Belém. Conhecida por seus igarapés com água gelada e escura é também motivo de orgulho dos moradores.

“Prezamos por nossa tradição e cultura e o Apeú é acolhedor e com esse novo mercado vamos poder dar mais opções para nossos turistas”, disse a moradora Ana Conceição Mota.

O prefeito Paulo Titan destacou também o avanço turístico da região. “O mercado foi construído com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Hélio Leite, com contrapartida financeira da prefeitura de Castanhal. E estamos muito felizes com este novo cenário da vila e que vai alavancar ainda mais o seu potencial turístico”, afirmou Titan.

Família e Enéas Augusto de Souza, no dia na inauguração do Mercado

Conheça um pouco do homenageado

O novo mercado leva o nome de um morador ilustre da vila do Apeú, Enéas Augusto de Souza, já falecido.

“Seu Enéas” chegou em no Apeú em 1961. E por quase quarenta anos se dedicou à venda de carnes suína e bovina; peixe; camarão e caranguejo. Iniciou a atividade ainda no antigo coreto, que ficava em frente à Estação de Trem.

Em 1966, a Estação foi transformada em Mercado e o seu Enéas assumiu um box. No espaço trabalhou até 1999, quando se aposentou. Era piadista e contador de histórias, atendendo a todos – sem distinção, com muita humanidade e bom humor.

Seus fieis clientes vinham de longe, buscar o atendimento especial e a gostosa carne de porco, item que vendeu por mais tempo. Foi casado por mais de 60 anos com a professora Maria Jardim, com quem teve dez filhos e nos deixou em 2015, deixando lembranças no coração e mente de seus familiares, amigos e clientes”, contou a jornalista.

(Texto: Patrícia Baía/O Liberal)