Semana do MEI traz programação completa a Castanhal


O Sebrae no Pará realiza a 10ª Semana do Microempreendedor Individual – MEI, que segue até o dia 30 de maio em todo o Estado. Em Castanhal, o Sebrae promove de 24 a 30 uma extensa programação, que inclui uma feira de negócios, capacitações e atendimento aos MEIs da Cidade Modelo.

Todas as atividades são gratuitas.

Nos dias 24 e 25, microempreendedores individuais do município irão comercializar seus produtos e serviços na Tenda de Negócios, que será montada na Praça da Matriz de São José.

São 10 expositores dos segmentos de gastronomia, artesanato e licores artesanais. Também no mesmo local, de 8h às 18h, a equipe do Sebrae, da Sala do Empreendedor, SESC e Semics farão atendimento aos empreendedores de Castanhal.

A partir de segunda-feira (28), palestras e atendimento aos MEIs serão realizados no escritório do Sebrae em Castanhal.

OBRIGAÇÕES

Importante esclarecer que o prazo para a entrega da Declaração Anual de Faturamento vai até 31 de maio e que o MEI que acumula dois anos sem declarar tem seu CNPJ cancelado. Segundo a Receita Federal, existem atualmente 149.739 MEIs em atividade no Pará e cerca de 4.300 em Castanhal.

O número caiu em relação ao ano passado: 186 mil registrados, já que cerca de 46 mil MEIs perderam seu registro este ano, por não cumprir com suas obrigações junto à Receita. Entre elas, a entrega da declaração. A inadimplência no Pará com a Receita é considerada alta: quase 60%.

Apesar da baixa no número de registros de MEI pela Receita, no atual exercício e da alta inadimplência, o número de novos MEIs vem crescendo. Só na semana anterior à 10ª Semana do MEI (entre os dias 07 e 14 de maio) foram abertos 521 novos registros de MEI no estado.

A Semana do MEI conta ainda com capacitações, a maioria voltada para melhorar a gestão e finanças com a realização de clínicas e palestras sobre formalização, controle financeiro, formação de preços, entre outros temas.

Veja o que terá na Semana do MEI!

Dia 28 de maio
10h: Palestra: Como se Tornar um MicroEmpreendedor Individual
14h: Clínica Tecnológica: Como Reduzir o Desperdício de Energia
19h: Clínica Tecnológica: Como a Comunicação Visual Pode Atrair e Aumentar as Suas Vendas

Dia 29 de maio
10h: Oficina: SEI Controlar o Meu Dinheiro
14h: Clínica Tecnológica: Como Arrumar a Vitrine Para atrair mais Clientes
19h: Seminário de Crédito para o MEI: Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Amazônia Florescer.

Dia 30 de maio
9h: Palestra: Como se Tornar um MicroEmpreendedor Individual
10h: Clínica Tecnológica: Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. Como Evitar Contaminação em Bares, Restaurantes e Similares.
19h: Palestra: Atitudes Empreendedoras de Sucesso

 

(Com informações da assessoria de comunicação do Sebrae/Pará)

SERVIÇO:

O quê: Semana do MEI

Onde: Sebrae Castanhal

Quando: de 28 a 3o de maio

Mais informações: 3721-1588.