I Semana da Conscientização da Síndrome de Down, a partir desta terça 21


O Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência promove, de 21 a 25 de março, a I Semana de Conscientização da Síndrome de Down de Castanhal.

O evento objetiva promover a inclusão e dialogar com a população castanhalense sobre o protagonismo e luta pela garantia de direitos da pessoa com trissomia 21 (Síndrome de Down).

A programação, em parceria com a Semas Castanhal, acontecerá ao longo da semana e iniciará com caminhada, sessão na Câmara Municipal, cerimônia de entrega do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação tipo IV) e finalizará com uma ação cidadania com serviços e atendimentos direcionados a pessoa com deficiência.

Dia Mundial da Síndrome de Down

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down - Minuano FM

O dia mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Esta data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas, desde 2012 e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A celebração tem a finalidade de “conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas”. (Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde)

Características da Síndrome de Down

Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde a “Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria”.

A pessoa com Síndrome de Down possui as seguintes características físicas: olhos amendoados, maior disposição ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Geralmente as crianças são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual podem ser mais lentos do que o de outras crianças da mesma faixa etária.

Cabe ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa que, no entanto, está associada a questões de saúde que a família deve dar atenção desde o nascimento da criança.

Assistência em Castanhal para a pessoa com Síndrome de Down

É de suma importância dar assistência à criança com SD desde o nascimento para estimular suas capacidades e vencer as limitações que essa alteração genética ocasiona. Para isso, existem assistências multidisciplinares que estarão aliadas com a atenção permanente dos pais/responsáveis, no intuito de habilitá-las para o convívio em sociedade.

Em Castanhal, a pessoa com deficiência conta com a APAE e Centro de Atendimento a Pessoa com Autismo (CEAPA). E, no dia 23 de março, durante as comemorações de Conscientização da Síndrome de Down, será entregue o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação tipo IV).

SERVIÇO:

O quê: I Semana de Conscientização da Síndrome de Down de Castanhal.

Quando: de 21 a 25 de março de 2023

Onde: auditório da Semas