Romaria de Castanhal completa 20 edições este ano


A 20ª Romaria de Castanhal acontece no dia 21 de outubro, em louvor à Nossa Senhora de Nazaré, com saída a partir das 6h, da Matriz de São José. Serão sete quilômetros de devoção até o destino final, o Santuário de Apeú, com previsão de chegada às 11h30.

A Romaria é organizada pela Diocese de Castanhal e conta com apoio da Prefeitura de Castanhal, Governo do Pará, Mafrinorte, Flamboyant, Dismelo, Hiléia e Sesc-Castanhal.

O tema deste ano é “Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-nos a viver nosso Batismo”. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 450 mil devotos, na maior manifestação de fé da região.

Varanda da Fé: nova opção para assistir a passagem da Romaria de Castanhal

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A programação oficial da Romaria começa no dia 15 de outubro (segunda-feira); com oração do Santo Terço (18h) e missas (19h) todos os dias, até a sexta-feira (19).

No sábado (20), véspera da Romaria, a programação começa às 8h. O traslado de mais de 50 quilômetros tem a saída da Carreata com a imagem, da Catedral, seguindo por diversos bairros até o Supermercado Mateus. Às 15h, a carreata sai do local passando por outros bairros até chegar ao Apeú.

No distrito, às 18h30, acontece a Missa Campal, seguida de benção dos carros e condutores. Às 21h30, ocorre a Homenagem à Mãe de Deus, com a troca dos Mantos, na paróquia de São José.

Devotos interessados em adquirir os cartazes do Círio pode retirá-los nas paróquias.

 

Programação do domingo, 21 de Outubro

4h – Alvorada Festiva com Fogos;

6h – Início da Romaria, na Matriz de São José;

7h – Missa Solene na Catedral;

11h30 – Benção no Apeú;

17h – CicloRomaria com a Imagem de Nossa Senhora (Santuário de Apeú)

19h – Missa na Catedral

A caminhada começa, às 4h, em frente à igreja Matriz de São José. O cortejo segue em direção à catedral da Diocese de Castanhal, onde será celebrada a missa. Em seguida, continua em direção ao distrito do Apeú, onde a romaria é finalizada com uma Benção especial.

 

SEGURANÇA E SAÚDE

Toda a programação conta terá um grande aparato de segurança, com a presença de efetivos da Polícia Federal, Detran, Semutran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros.

No dia 17 de outubro, a coordenação geral do evento fará uma coletiva para apresentar os detalhes da operação.

No suporte de saúde, haverá equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha e parceiras com escolas técnicas de Castanhal.

(Texto: Berna Lameira – Guia de Castanhal)