“Pela Lente do Amor” pode ser visitada na Casa da Cultura


Está em cartaz na Casa da Cultura de Castanhal a exposição “Pela Lente do Amor”, que reúne obras de nove fotógrafos que atuam no município. A mostra foi lançada no dia 5 de dezembro e pode ser apreciada até o dia 18 de janeiro.

A curadoria é de Luiz Fernando Carvalho, coordenador de projetos culturais da Prefeitura de Castanhal. “Convidamos os fotógrafos para que fizessem uma releitura da obra de Gilberto Gil, que nomeia a exposição. Cada um teve a liberdade para escolher de uma a cinco imagens autorais”, explica.

A exposição conta com obras de fotógrafos ligados a Castanhal

O resultado pode ser conferido em 38 fotografias do seguintes participantes: Ney Marcondes, Ivone Pimentel, Moacir Silva, Riceles Costa, Betinho Moraes, Antônio Brilhante, Amílcar Carneiro, Henning Bustorf e Rômulo Ferreira.

“Nosso maior objetivo é retratar o amor, em diferentes abordagens. O amor ao próximo, às coisas, à sociedade, um contraponto à violência que ainda impera em muitas lugares”, explica Luiz Fernando.

“Pela Lente do Amor” encerra o ciclo de exposição organizadas na Casa da Cultura em 2017 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00. A entrada é franca.

OLHARES DIFERENCIADOS: OBRAS ÚNICAS

As fotos selecionadas por Ney Marcondes falam da fragmentação. “Quando olhamos com amor a face de alguém observamos os detalhes, sempre fragmentando. Percebemos até as imperfeições, que com o amor se tornam apenas detalhes”, descreve.

Ney Marcondes retratou a visão do amor, em fragmentos

O fotógrafo Riceles Araújo escolheu imagens dos pais, e da esposa, feitas em momentos diferentes. “Se encaixavam bem no tema da exposição. Minha leitura se baseou no ditado popular ‘A beleza está nos olhos de quem vê’. Para eu ver algo pela lente do amor, esse algo tem que estar em mim”.

Com três fotos na exposição, o castanhalense retrata momentos em que se sente bem,”que sinto fluir o sentimento do Amor”: o encontro com os amigos ao redor da mesa para compartilhar o alimento, compartilhar as conversas; e um momento mais íntimo, em casa, no quarto com a esposa.

Ribamar Paixão da Costa, pai de Riceles (à dir.)

SERVIÇO

O quê: Exposição “Pela Lente do Amor”

Onde: Casa da Cultura de Castanhal (avenida Senador Lemos, 746. Bairro Centro. Castanhal-PA)

Quando: de 5 de dezembro a 18 de janeiro de 2018, de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00

Entrada franca

Mais informações: (91) 3721-7309