Música indígena volta a circular no Sonora Brasil


A musicalidade indígena chega ao Pará nesta semana com a 22ª edição do projeto nacional Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o tema “A música dos povos originários do Brasil”, o grupo indígena “Wiyae” se apresenta no dia 05/09 no Sesc em Castanhal.

A apresentação ocorre às 19h e a entrada é franca.

A música é um dos elementos mais ricos da cultura e arte indígena e uma porta de entrada privilegiada a um universo tão diversificado ainda desconhecido. Com  cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão, três circuitos trazem grupos tradicionais, apresentando suas tradições culturais e cotidiano das aldeias.

O circuito Wiyae apresentará um repertório de arranjos elaborados com utilização de  instrumentos musicais não indígenas e  o trabalho composicional e artístico  de uma indígena da atualidade, mostrando as novas perspectivas sobre identidade cultural desses povos.

O grupo Wiyae, que significa canto na língua Tikuna, foi criado especialmente para o projeto Sonora Brasil. É formado por Djuena Tikuna, Magda Pucci, Diego Janatã e Gabriel Levy.

No repertório, além de músicas do povo Tikuna, estão composições próprias e músicas de outros povos indígenas recolhidos em pesquisas, que serão apresentadas a partir de recriações e arranjos artísticos.

O projeto continuará a circular no Pará nos meses de outubro e novembro.

SERVIÇO

Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários do Brasil – Grupo Wiyae.

Dia:05/09/2019

Hora: 19h

Local: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Barão, 10 – Nova Olinda)