Música indígena volta a circular no Sonora Brasil
A musicalidade indígena chega ao Pará nesta semana com a 22ª edição do projeto nacional Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o tema “A música dos povos originários do Brasil”, o grupo indígena “Wiyae” se apresenta no dia 05/09 no Sesc em Castanhal.
A apresentação ocorre às 19h e a entrada é franca.
A música é um dos elementos mais ricos da cultura e arte indígena e uma porta de entrada privilegiada a um universo tão diversificado ainda desconhecido. Com cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão, três circuitos trazem grupos tradicionais, apresentando suas tradições culturais e cotidiano das aldeias.
O circuito Wiyae apresentará um repertório de arranjos elaborados com utilização de instrumentos musicais não indígenas e o trabalho composicional e artístico de uma indígena da atualidade, mostrando as novas perspectivas sobre identidade cultural desses povos.
O grupo Wiyae, que significa canto na língua Tikuna, foi criado especialmente para o projeto Sonora Brasil. É formado por Djuena Tikuna, Magda Pucci, Diego Janatã e Gabriel Levy.
No repertório, além de músicas do povo Tikuna, estão composições próprias e músicas de outros povos indígenas recolhidos em pesquisas, que serão apresentadas a partir de recriações e arranjos artísticos.
O projeto continuará a circular no Pará nos meses de outubro e novembro.
SERVIÇO
Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários do Brasil – Grupo Wiyae.
Dia:05/09/2019
Hora: 19h
Local: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Barão, 10 – Nova Olinda)