Exposição “Nossa Senhora de Todos os Mantos”, na Casa da Cultura
Até o dia 31 de outubro, na Casa da Cultura de Castanhal, acontece a exposição “Nossa Senhora de Todos os Mantos”, com curadoria de Stela Miranda, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
A mostra apresenta onze mantos que foram usados na imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas Romarias de Castanhal, nos anos de 2008 a 2011, 2015 a 2021.
Cada manto conta uma história
Cada peça é uma verdadeira obra de arte, e todas foram confeccionadas pela artesã castanhalense Célia Leal, que há 19 anos assina o manto da Romaria de Castanhal.
Cada manto segue a uma temática definida pela Diocese de Castanhal. Mas o que se vê nas peças escolhidas para a exposição é o colorido e o brilho.
“O manto significa proteção, alegria e fé. Cada um tem a sua história”, diz Janete Oliveira, secretária de Cultura e Turismo de Castanhal. “Independente do credo, tocar num manto da imagem de Nossa Senhora, e tudo o que ele representa, é de uma emoção grandiosa”.
Janete Oliveira: secretária de Cultura de Castanhal
Stela Miranda explica que os mantos ficam sob a responsabilidade da Catedral e que a Secult solicitou a cessão para a exposição. “São obras belíssimas e de um riqueza cultura e histórica. Podem proporcionar essa mostra é uma grande satisfação. Agradecemos a Diocese por nos ajudar a construir esse belo momento no mês em que vivemos a nossa Romaria”.
SERVIÇO:
O quê: “Nossa Senhora de Todos os Mantos”
Quando: até 31 de outubro
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 18:00
Onde: na Casa da Cultura de Castanhal
(Texto e fotos: Berna Lameira)