Desafios e Perspectivas da Cultura de Soja no Nordeste Paraense está na pauta da Expofac 2019
O Sindicato Rural de Castanhal, em parceria com a Embrapa, promove a programação “Desafios e Perspectivas da Cultura de Soja no Nordeste Paraense” dentro da Expofac 2019. Serão três palestras no auditório do Sindicato e mais uma visita técnica ao campo experimental de soja, no dia 10 de setembro, das 8h às 12h.
O pesquisador Roni Azevedo destaca que desde o ano passado – a partir de um acordo de cooperação técnica entre Embrapa, Sindicato Rural de Castanhal, Secretaria Municipal de Agricultura e o pecuarista Eduardo Salles, foi possível iniciar unidades experimentais do cultivo de soja de diferentes cultivares e plantadas em diferentes épocas com o objetivo de avaliar o clima e o solo da região para o cultivo de soja.
O resultado da experiência será compartilhada durante a programação do dia 10 de setembro, bem como ao longo de toda a Expofac 2019, no estande da Embrapa.
“Estaremos com a nossa equipe para sanar as dúvidas dos agricultores e técnicos interessados na cultura da soja”, reforça Roni.
PROGRAMAÇÃO
08:30 às 09:10 – A evolução e perspectiva de soja no Brasil. Palestrante: dr. Amelio Dall’Agnol.
09:20 às 10:00 – Resultados de cultivares e épocas de semeadura de soja na região Bragantina. Palestrante: dr. Roni Azevedo.
10:10 às 10:50 – Resultados com pesquisa de soja no Pará. Palestrante: dr. Jamil Chaar El Husny.
11:00 às 12:00 – Visita técnica ao campo experimental de soja
Para participar da programação, basta se dirigir ao auditório principal. Para a visita técnica, é necessário ter condução própria.
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Cerca de oito técnicos da Embrapa estão à frente dos trabalhos dentro do acordo de cooperação técnica com objetivo de apoiar o cultivo de soja na região do Guamá, Caeté e Bragantina. A equipe acompanha os resultados das unidades experimentais para avaliar sistemas sustentáveis de produção desse grão na região.
Em 2018, segundo a Embrapa, o Pará plantou cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 300 mil na região Paragominas, principal pólo produtor do Estado.
Além de avaliar os cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa, o trabalho pode gerar materiais genéticos adaptados à região. O estudo para o cultivo de soja na região foi uma demanda do setor produtivo local.
SERVIÇO
O quê: Desafios e Perspectivas da Cultura de Soja no Nordeste Paraense
Quando: 10 de setembro, das 8h às 12h
Onde: Expofac 2019 (salão principal)