Expofac terá Recebimento Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos


Pelo segundo ano consecutivo a Exposição Feira Agropecuária de Castanhal abre espaço em sua programação para o Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

A ação é da Acanpa (Associação do Comércio Agropecuário do Nordeste do Pará) e acontece no dia 7 de setembro (sábado), das 8h às 13h, no portão principal do Estacionamento do Parque de Exposição Pedro Coelho da Mota (acesso pela BR). Sindicato Rural de Castanhal e Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) apoiam a ação.

De acordo com João Batista, presidente da Acanpa, a expectativa é recolher em torno de mil embalagens. “Depois de comprar o agrotóxico, o produtor tem até um ano para devolver as embalagens”, lembra. A Lei 9.974/2000 disciplina o recolhimento das embalagens. E o posto fixo mais próximo para este fim fica em Paragominas, a mais de 230 quilômetros da Cidade Modelo, sob a responsabilidade da Acap (Associação do Comércio Agropecuário do Pará).

Embalagens entregues no Recebimento Itinerante na Expofac 2018

“Todos ganham com a destinação correta das embalagens de agrotóxico. E instalar um ponto itinerante na Expofac é comodidade ao nosso produtor”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Castanhal, Francisco Gomes da Silva. “Contamos com a adesão de produtores de toda região, uma mostra de conscientização e comprometimento com as boas práticas”.

COMO SERÁ

No Recolhimento Itinerante o produtor (consumidor) entrega à Acanpa – que faz a triagem, separando os tipos de embalagens. Após o processo, encaminha à Acap – que prensa para diminuir o volume. O material segue para o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que faz o processamento – incinerando as contaminadas e reciclando as corretamente devolvidas.

Embalagens devidamente lavadas e armazenadas pela Acanpa

João Batista orienta que para o Recolhimento Itinerante as embalagens devem passar pela tríplice lavagem e depois ser inutilizadas (perfuradas). A entrega será feita mediante o documento da comprovação da compra (obrigatório ser num período menor a um ano).

Cada produtor receberá um Certificado e orientações de boas práticas agrícolas e ambiental.

A Acanpa vai promover um café da manhã para o dia do RI Recebimento das Embalagens quando serão convidados autoridades e formadores de opinião para conhecerem a Logística Reversa do Inpev.

(Texto: Berna Lameira)

SERVIÇO

O quê: Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Organização: Acanpa

Quando: 7 de setembro, das 8h às 13h

Onde:  portão de acesso principal do Estacionamento do Parque de Exposição Pedro Coelho da Mota

Mais informações: (91) 3721-3757

Confira a programação completa da EXPOFAC 2019, aqui!